Em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 17/05, os moradores do conjunto Cidade Satélite e Pitimbu votaram por unanimidade pela implantação de um Eco-ponto entre as ruas Serra dos Carajás e Tamanduateí. Estiveram presentes na reunião a diretoria da Urbana, representantes dos conselhos comunitários do Satélite, Pitimbu e Conjunto dos Bancários e uma representante da Promotoria Estadual do Meio Ambiente.

O encontro foi coordenado pelo Diretor de Assuntos de Apoio Comunitário, Ubaldo Fernandes, e iniciado com uma apresentação da Gerente de Engenharia da Urbana, Emília Margarete, que falou sobre a utilização dos eco-pontos já implantados e a importância deles na erradicação de pontos de lixo.

Em seguida, a comunidade assistiu a uma palestra sobre Educação Ambiental proferida pelo Gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverthon Rocha, que destacou o aumento da produção de lixo em Natal e a necessidade de preservação.

Sérgio Pinheiro, Diretor interino, ressaltou a importância da participação da comunidade como agente fiscal dos eco-pontos.

“O poder público é importante nesse processo e o apoio das lideranças comunitárias é fundamental. É necessário que a comunidade nos ajude como vigilante de práticas irregulares”, afirmou Sérgio Pinheiro.

Ao final do encontro, os representantes da comunidade fizeram as suas colocações e se posicionaram a favor da implantação do ponto verde.

“Aprovamos a instalação desse ponto verde e gostaríamos inclusive de ver a possibilidade de se instalar pelo menos mais dois eco-pontos, já que moramos em um bairro muito grande e com sérios problemas de depósito irregular de lixo em terrenos baldios”, afirmou Ariene Gomes, moradora do Satélite.

Por tratar-se de terreno público, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal solicitará da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) uma licença ambiental, para em seguida iniciar a instalação do eco-ponto do Satélite.

Os Pontos Verdes são pontos de entrega voluntária que recebem materiais como: entulho, poda, restos de construção civil, recicláveis e restos de óleo de cozinha. Atualmente, três desses pontos estão instalados nos bairros de Ponta Negra, Parque dos Coqueiros e Centro da Cidade (baldo). Cada um deles possui 3 caçambas estacionárias, coletores de material reciclável e uma guarita que abriga um fiscal.