Dois alunos e um professor de Matemática da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, em Felipe Camarão, compartilharam suas experiências que resultaram em premiação na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP), na manhã de hoje, durante reunião mensal de gestores das escolas e centros municipais de educação da rede educacional de Natal. Na ocasião, os três receberam um prêmio simbólico da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos das 66 escolas participaram da 4ª OBMEP, realizada em agosto de 2008 e cujo resultado foi divulgado recentemente. Nesse processo o maior destaque ficou com a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo responsável por dois medalhistas de prata, Ronnypeterson Souza da Silva e João Carlos Santos Carvalho, além de apresentar um professor contemplado com uma bolsa de iniciação científica no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Ricardo José Córdula Borges. A escola teve uma premiação de recursos áudio visual e livros para a composição de uma biblioteca básica em matemática e ciências. “Ensinar matemática é uma arte, procuro mostrar a disciplina de forma diferente e divertida com questões que despertem o raciocínio lógico”, considera Ricardo.

O professor de matemática explicou que, desde o primeiro dia de aula, leva à sala de aula questões que façam o aluno pensar, extraídas de material gratuitamente disponibilizado pelo IMPA e outras instituições que incentivam o ensino da matemática. “Tem muitos educadores que estão acomodados à simples aula por aula. Ou seja, ir à sala de aula, ministrar um conteúdo já definido e ir pra casa. Então, o professor que não pesquisa, que não busca essas inovações, que não pesquisa na internet onde se encontra material fornecido por esses institutos, fica difícil. Tem que inovar, tem que mudar, tem que se olhar o objetivo que é o aluno satisfeito”, acrescentou o professor Ricardo.

A OBMEP 2008 é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério das Ciências e Tecnologia, em parceria com o IMPA e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela direção acadêmica. Em Natal, é coordenada pela UFRN em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através da Equipe de Matemática do Setor de Ações e Projetos do Departamento de Ensino Fundamental.

A experiência mostra que muitos participantes das Olimpíadas de Matemática melhoram o desempenho em outras áreas e disciplinas escolares, além da melhoria da autoconfiança. Os dois alunos destaque na 4ª OBMEP têm em comum a dedicação aos estudos e o incentivo dos pais. Para se ter uma idéia, Ronnypeterson Souza da Silva e João Carlos Santos Carvalho foram aprovados e estão cursando Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, antigo CEFET-RN.

“Eu me dedico a todas as disciplinas, mesmo as que eu não gosto muito. Os meus pais me incentivam bastante a estudar e dizem que é o caminho para que eu possa ter uma vida melhor. Muita gente não gosta de matemática, mas eu digo aos alunos que não abandone um exercício enquanto não conseguir resolver porque quanto mais você desenvolver sua mente mais você vai estar apto a resolver outros problemas e a se acostumar com a matemática”, afirmou Ronnypeterson.

“Os meus pais puderam só me dar o incentivo e eu estudei em casa, à noite, e no colégio. Uma vez por mês eu me reunia em grupo com Ronny e outras pessoas da escola para estudar para a OBMEP. A maioria dos professores e dos diretores não têm expectativas para com os seus alunos. Eles precisam divulgar mais a olimpíada para que outros alunos despertem o interesse em participar”, afirmou João Carlos.

Além da mudança de atitude com relação à matemática, o resultado da participação nas Olimpíadas é uma possibilidade do aluno criar novos vínculos com a escola. “Essa é uma forma de mostrar para a sociedade que temos pessoas honestas e podemos ter bons resultados basta um incentivo”, informou Walker Francis Silva Sales de Andrade, diretor da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo.

O secretário municipal de Educação, Elias Nunes, afirmou que a prefeitura pretende ampliar a divulgação da OBMEP para incentivar o engajamento de professores de matemática em todas as escolas.

Os quadros a seguir mostram os alunos da rede municipal de Natal com suas respectivas premiações na 4ª OBMEP.