A prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do RN (SESAP), promove nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um debate sobre Reforma Psiquiátrica no Brasil. O evento acontecerá no auditório do Centro de Formação de Pessoal (CEFOPE), a partir das 8h30, e contará com a participação da secretaria municipal de saúde, Maria do Perpetuo Socorro Nogueira, além de representantes de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Márcia Biegas, explica o encontro debaterá de forma contextualizada a implantação e implementação da Reforma Psiquiatra no Brasil, iniciada há 10 anos e formalizada pela Lei n.º 10.216 de 06 de abril de 2001, e os avanços na área de saúde mental em Natal e no Rio Grande do Norte.

“Iremos nos reunir, município, estado e instituições para discutir as possíveis melhorias manicomiais nas unidades de saúde mental e lutar pelos direitos dos pacientes portadores de transtornos mentais a terem um tratamento mais humanizado e digno”, destacou a coordenadora.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Maria do Perpetuo Socorro Lima Nogueira, a Reforma Psiquiátrica em Natal, ganhou uma grande parceria com a implantação do serviço de urgência e emergência psiquiátrica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já está dando suporte ao trabalho dos CAPS do município, desde novembro do ano passado.

“Hoje temos os profissionais do SAMU, que fazem parte do quadro médico dos CAPS, atendendo em um regime de 24 horas urgências e emergências à noite, finais de semana e feriados. Além disso, o serviço desses Centros é realizado com equipes multidisciplinares e interdisciplinares, como psicólogos, enfermeiros, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais, dando maior respeito e dignidade a esses pacientes”, destacou a secretária.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
8:30h – Abertura com apresentação do Coral dos usuários do CAPS de Santa Cruz/RN
9:00h- Mesa Solene: Secretário de Saúde Pública do Estado , Secretária Municipal de Saúde de Natal, representante dos usuários e familiares da Associação Plural, representante da ABRASME, Conselho Estadual e Municipal de Saúde, Coordenador Estadual e Municipal de Saúde Mental, PNH.
09:30h- Apresentação de vídeo : A rede de assistência em Saúde Mental do RN
10: 30h – Debate: Representantes do Ministério da Saúde (Marcelo Kimati); SESAP; SMS-Natal; UNP – Laboratório de Saúde Mental (Flávia Helena Freire); ABRASME/UFRN (Ana Karenina Arraes Amorim); Associação Plural
11:30h- Intervalo para almoço
13:30h- Mesa de discussão: A Reforma Psiquiátrica em debate. Presenças: Adriano Marcos Araújo de Souza, Márcia Biegas, Rafael Figueroa, Representante dos Direitos Humanos, Representante da ANP, Representante do CRM.
13:30h- Vídeo sobre Cárceres privados na região do Seridó .
14:00h – Vídeo sobre a Conferência Estadual de Saúde Mental e Luta Antimanicomial.
14:30h- Debate
16:00- Encerramento das Atividades