A busca de soluções e a discussão de políticas públicas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes estão sendo colocadas em pauta nesta quarta-feira (18), durante a realização do II Seminário da Rede Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o tema “O papel do Poder Público e da Sociedade”.

O seminário, que acontece dentro da Semana de Mobilização em Natal pela passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes neste dia 18 de maio, é promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em parceira com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdica), Conselhos Tutelares e Sociedade Civil Organizada.

Entre autoridades, entidades, órgãos públicos e parceiros, o evento reúne cerca de 400 pessoas no auditório do Cemure, na Cidade da Esperança. Na abertura do seminário o secretário da Semdes, Carlos Paiva, convidou os presentes a fazer uma reflexão sobre o problema.

“Dados nos mostram que os principais atores da violência contra crianças e adolescentes são os parentes mais próximos das vítimas. A contribuição que a atual gestão está dando para enfrentar essa é fazendo esse chamamento do seminário para refletirmos juntos sobre essa questão, que além de ser um problema de estado, é um problema que afeta toda sociedade”, declarou Carlos Paiva.

Em 2010 por iniciativa da Semdes e do Comdica foi criada a Rede Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que hoje conta com a participação de 5 mil atores, entre entidades, órgãos, Ong’s e a sociedade civil. A presidente do Comdica, Keila Albuquerque, destacou a importância do II Seminário para o fortalecimento da rede de parceiros.

“Dentro desse contexto a rede hoje está mais bem articulada para fazer as políticas públicas avançarem, principalmente no trabalho da prevenção de cada espaço e seus beneficários. E o seminário é importante para renovar o compromisso de todos pela causa”, avaliou a titular do Comdica.

Ainda pela manhã, a programação foi centralizada na mesa redonda, que discutiu o sistema de garantia dos direitos. A mesa foi composta por representantes do Ministério Público Estadual, OAB, Delegacia da Criança e do Adolescente, Semdes, Vara da Infância e Juventude, Comdica e Conselhos Tutelares.

Na programação da tarde desta quarta-feira, estão previstas duas mesas redondas para discutir a “Auto Proteção” e a “Copa 2014”. Esta última temática, inclusive tem recebido atenção especial por parte da Rede Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“A Copa 2014 terá uma atenção especial, pois é uma das nossas maiores preocupações em fazer ações continuadas em parceira com toda a rede para combater essa problemática”, disse a secretária adjunta da Semdes, Ana Cláudia Bezerra.

“O Comdica está preparando um plano operacional para ser implantado até 2014 que vai deliberar políticas específicas para a Copa, além do monitoramento das ações já em execução”, acrescentou a presidente do Comdica, Keila Albuquerque.

Ao final do seminário será redigida uma carta propositiva que será entregue ao Poder Público. O documento conterá informações sobre as necessidades levantadas durante o seminário e que precisam de maior atenção para o trabalho da Rede Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes possa avançar.