A 1ª Feira de Adoção de Animais promovida pela Prefeitura do Natal em parceria com várias ONGs e protetores de animais da cidade, ocorrida no último domingo, 22 de maio, superou as expectativas dos organizadores. A Feira atraiu um grande público, que além de poder adotar um animalzinho participou de diversas atividades culturais e educativas. Dos cerca de cem animais, entre cães e gatos para adoção, 71 ganharam um novo lar.

Para o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Eugênio Bezerra, a Feira além de incentivar a adoção, também foi uma oportunidade sensibilizar pessoas sobre a importância de não abandonar seu animal de estimação. Ele revela que a ideia é promover outros eventos como este.

“O evento foi um sucesso. Atraímos muitas pessoas ao Bosque, que ficaram satisfeitas com a adoção. Inclusive temos uma lista de espera com aquelas que manifestaram o interesse em adotar, mas não encontraram animais com o perfil desejado. Posteriormente será feito o contato com elas, assim que um animal que atenda o perfil estiver disponível”, disse.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, prestigiou a Feira de Adoção e comemorou o interesse da população em adotar os animais. O evento foi realizado no Bosque das Mangueiras, das 9h às 17h, e dispôs de palestras educativas, teatro infantil, música e dança.

Segundo a representante da ONG Pata Amada, Tatiana Medeiros, a Feira foi uma oportunidade para diminuir o número de animais nos abrigos de Natal, possibilitando o recebimento de novos animais, que também serão destinados à adoção. Já o representante da ONG Nossos Bichos, Bruno Gonçalves, revela que ainda existe certo preconceito em adotar gatos, a preferência maior é pelos cachorros, mas a Feira serviu para diminuir este sentimento, inclusive o número de gatos adotados foi bem maior, enfatizou.

Os interessados em adotar um dos animais passaram por uma entrevista antes de realizar a adoção. O objetivo era verificar se a pessoa dispunha de condições para adquirir um animal. Além disso, o animal adotado será monitorado durante 30 dias pelas ONGs. Todos os animais disponíveis par adoção na Feira estavam tratados, verfimugados e vacinados.

Participaram da Feira as ONGs Patamada, Amimais, Grupo Nossos Bichos e o blog Bichinhos Precisam de Lar, Grupo Au-que-mia. Além disso, o evento contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses de Natal.