A Secretaria de Saúde de Natal (SMS)continua oferecendo, em todas as unidades básicas e Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), doses da vacina contra a gripe. A campanha de vacinação foi mantida porque os natalenses ainda não atingiram a meta de imunização prevista pelo Ministério da Saúde.

“Aproveitamos para convocar aqueles que ainda não tomaram a vacina para que procurem nossas unidades. É segura e importante a vacinação como forma de prevenção da Influenza, inclusive a gripe H1N1. Idosos, gestantes e crianças são prioridade”, destaca Genilce Maria Maciel de Almeida Freitas, coordenadora Municipal de Imunopreveníveis.

De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados 62.198 idosos (cobertura de 85,12%), 13.617 crianças de 6 meses a 2 anos (cobertura de 72,94%) e 6.194 gestantes (cobertura de 51,08% da meta prevista). Já os trabalhadores em saúde superaram a meta. Foram imunizados 9.830, ultrapassando o percentual inicialmente estipulado, com cobertura de 121,93%.

Dos grupos prioritários, as gestantes estão com a menor taxa de imunização, mas o Ministério da Saúde informou que a inclusão delas na campanha foi estabelecida porque ficou detectado que as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns.

A vacina contra a gripe foi implementada no Brasil há 13 anos. Desde então, as internações por pneumonia tiveram uma redução de 60%.

Para a vacinação de crianças, a orientação é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.