Incentivar e criar atividades de lazer, físicas e entretenimento que proporcionem a melhoria da qualidade de vida dos idosos e estimulem sua participação na comunidade. Este é o principal objetivo do Programa de Atenção a Pessoa Idosa (Api Conviver), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que atualmente beneficia 2.200 idosos em Natal, por meio de grupos de convivência distribuídos nas quatro zonas administrativas da cidade.

O Programa tem vínculo com 53 grupos de idosos, envolvendo também abrigos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e outras organizações. O Api Conviver dá apoio aos idosos junto a família, sendo vinculado a rede de proteção do município. "Participar de grupos de convivência é muito interessante para os idosos, pois é uma oportunidade de se manter ativo, praticar atividades variadas, se divertir e se socializar. O nosso trabalho é para garantir a qualidade de vida dos usuários.", explica o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Ao se aposentar, o idoso geralmente se entrega à ociosidade, o que contribui para o sentimento de inutilidade. Então, o Api Conviver atua no sentido de desenvolver os valores e atitudes das pessoas e provê-las com o conhecimento e aptidões que lhes permitirão sentirem-se mais seguras e obter mais prazer e satisfação na vida.

O API Conviver conta com uma equipe de 20 profissionais composta por assistentes sociais, pedagogos, arte educadores, instrutores de dança, de música e de artesanato, técnico em nutrição, educador físico e psicólogos. Todo mês a equipe se reúne para definir o cronograma de atividades, que rende bons momentos de descontração para os mais de 2 mil idosos assistidos, como oficina de danças folclóricas, artesanato, dinâmicas de arte-educação, alongamento, palestra de serviço social, oficinas de teatro, dentre outras.

O idoso interessado em fazer parte das atividades do Programa deve se inscrever na coordenação do Api Conviver ou entrar em contato através do telefone 3232-4752. "Vale lembrar que as atividades são gratuitas, realizadas uma vez por semana, e abertas para todos os idosos da cidade", ressalta o secretário.