A comunidade da África, na Redinha, ganhou na tarde desta quarta-feira (24) a Escola Municipal Noilde Ramalho, inaugurada oficialmente com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa. “Esta escola leva o nome de uma pessoa de muito significado para educação de nossa cidade, a professora Noilde Ramalho, o que nos incentiva a oferecer uma estrutura digna para os professores e alunos. A comunidade agora tem uma excelente opção para formar com dignidade seus filhos”, destacou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

O secretário municipal de Educação, (SME), Walter Fonseca, informou que esta é a primeira escola municipal inaugurada com todos os serviços , inclusive já tendo iniciado as aulas.

De acordo com a diretora Ana Lúcia Timóteo da Silva Queiroz, o novo estabelecimento de ensino possui uma estrutura com seis salas de aulas, secretaria, salas destinadas à direção, para os professores, de informática, de multiuso, biblioteca, refeitório. “Um dos nossos destaques é o fato de que todas as salas de aulas possuem banheiro masculino e feminino adaptados para cadeirantes”, informou a diretora Ana Lúcia.

As aulas foram iniciadas no último dia 16 de maio, beneficiando 360 alunos entre 6 e 14 anos de idade, do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Atuam na escola 12 pedagogos, além de professores de educação física, de artes, ensino religioso e de leitura, 10 profissionais na área de apoio, totalizando 30 pessoas.

“Estamos inaugurando uma instituição que formará cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Esta escola não se limitará apenas a ensinar a ler e escrever, mas preparará seus alunos para enfrentar as adversidades da vida”, ressaltou a diretora Ana Lúcia.

“Há pessoas que foram predestinadas por Deus com a missão de servir. É o caso da professora Noilde Ramalho, que dedicou sua vida a ensinar a juventude de nossa cidade uma instrução digna e correta, exemplo que também deve ser seguido e levado pelos profissionais desta escola para os alunos que aqui estudam”, disse o presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Manoel de Brito.

A homenageada com o nome da mais nova escola da cidade do natal, professora Noilde Ramalho, foi diretora de uma das mais tradicionais instituições de ensino do RN, a Escola Doméstica, durante 65 anos de sua vida, sucedendo ao também professor Henrique Castriciano em 1945, que dá nome a outro estabelecimento de ensino, também fundado por dona Noilde.

Também compareceram à solenidade o diretor geral da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (Farn), Daladier da Cunha Lima, o secretário da Liga de Ensino do RN, Alexandre Marinho e a irmã da homenageada, Hayder Ramalho.