Em reunião realizada nesta quarta-feira, 25 de maio, da Câmara Técnica de Meio Ambiente da Copa Natal (CTMAS), foi apresentada a matriz de sustentabilidade dos projetos para o mundial de 2014. O material servirá para analisar a conformidade dos projetos com a questão ambiental. A reunião aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado.

A matriz que foi elaborada por um grupo de cinco técnicos da Prefeitura e tem como objetivo servir como guia para concepção dos projetos, que terão o compromisso de se adequar a legislação e aos princípios ambientais de forma ampla desde a elaboração, instalação até o funcionamento.

Na ocasião, o geográfo da Secretaria Municipal de Neio Ambiente e Urbanismo (Semurb), José Petronilo, em sua apresentação, mostrou os mais variados aspectos que servirão de base para que a Câmara possa subsidiar a elaboração dos projetos da Copa em Natal, tanto do setor público quanto do privado.

O resultado da matriz de sustentabilidade foi bastante elogiado pelos membros do grupo de trabalho. Já nesta quinta-feira, 26 de maio, Petronilo participa em Brasília, da Reunião Nacional "Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo Fifa 2014" para apresentar os resultados obtidos aqui no estado pela Câmara local.
Para o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra, que esteve presente à reunião disse que o momento e de se ater à questão da matriz, como também no papel da Câmara, suas atribuições e competências. “Neste momento é preciso fazer com que ela (matriz) tenha respaldo legal", completou ele.

A CTMAS Nacional foi instalada em maio de 2010 e a Câmara local foi criada em novembro do ano passado e tem na sua composição membros de diversos órgãos e setores ligados às questões ambientais em Natal e no Rio Grande do Norte. Seu objetivo é analisar os projetos com o olhar voltado para a sustentabilidade.