O programa Endereço da Gente, uma iniciativa da Prefeitura de Natal por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai implantar cerca de 10 mil placas de identificação de ruas. Já foram contemplados até hoje, os bairros do Alecrim, Candelária, Sanvale, Pitimbu, Cidade da Esperança e agora Lagoa Azul, na zona norte da cidade com a fixação de 1520 placas.

Só no bairro de Lagoa Azul que tem 579 ruas, o setor de Toponímia e Numeração identificou 323 sem placas de identificação. Deste total 55% das ruas, largos, travessas e avenidas do bairro já receberam os novos modelos e também foram nominados. Para o bairro estão previstas a colocação de 707 novas placas.

Os moradores comemoram os benefícios que é ter sua rua sinalizada. Seu Manoel Inácio, morador há 7 anos, diz que “antes não sabia como informar aos amigos onde morava, com a placa fica mais fácil”, assegura. O programa teve inicio em 2009, e já fixou 1520 placas em 1093 ruas, contemplando 6 bairros dos 36 existentes na capital.
O Endereço da Gente está priorizando as regiões mais carentes e que ainda não possuem nomes e numeração padronizada. Para tanto, levantamentos estão sendo realizados pela secretaria no sentido de mapear as áreas e cruzar informações do banco de dados da Semurb com a dos Correios para atingir todas as comunidades.

De acordo com a chefe do setor de Geoinformação, Cartografia e Toponímia, Flávia Monalisa de Figueiredo, o programa visa conscientizar a população sobre a importância de se preservar as placas de sinalização pública porque muitas delas são retiradas e as ruas perdem a identidade. Ela explica que todo o trabalho é acompanhado pelos técnicos da secretaria fazendo a checagem da fixação das placas verificando se elas foram instaladas corretamente.

Segundo o auxiliar de campo da secretaria Sérgio Ricardo, a verificação é realizada durante dois dias da semana em cada bairro onde o programa está sendo implantado, “percorremos as ruas assinaladas em um mapa. Assim nós temos o controle do que foi solicitado e do que foi feito e se o procedimento foi realizado corretamente. Além disso, também é verificado problemas relacionados à instalação, que às vezes acontece de forma inadequada.” relata.

De acordo com Sérgio existem critérios como, por exemplo, a altura para a fixação das placas, “a altura ideal está entre 2 e 3 metros nos muros ou postes, mas pode haver casos em que isso não acontece devido a altura do próprio muro,” explica. Segundo o auxiliar de campo, os moradores são orientados para que autorizem a instalação das placas novas.

As novas placas instaladas pelo Endereço da Gente foram concebidas para oferecer melhor visualização e ajudar na identificação das ruas com mais rapidez. Os próximos bairros contemplados pelo programa serão Loteamento Bosque o Rio, Ponta Negra e Areia Preta.

Para solicitar correção das ruas com problemas de identificação e numeração, os moradores podem comparecer a sede da Semurb, localizada na rua Raimundo Chaves, 2000, em Lagoa Nova.