De 1º a 05 de junho, a capital potiguar vai ser palco de mais uma edição da Semana do Meio Ambiente 2011. O evento é promovido todos os anos pela Prefeitura do Natal, e reserva uma programação especial em vários pontos da cidade. A população poderá participar de várias atividades, como audiências públicas, palestras, exposições, ecoblitz, oficinas, shows e apresentações culturais, entre outros.

A solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente vai acontecer no dia 1º de junho, às 9h, em conjunto com a do Governo do Estado, que este ano realizará atividades em parceria com a Prefeitura. Na ocasião, será inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo (ETE) com a presença da prefeita Micarla de Sousa e da governadora Rosalba Ciarlini.

No primeiro dia acontece, ainda, a audiência pública para discutir os Instrumentos do Ordenamento Urbano e Zonas de Proteção Ambiental, elementos constituintes do Plano Diretor de Natal, das 8h às 14h. Será no auditório do Sebrae-RN, na avenida Lima e Silva, Lagoa Nova.

A partir das 14h, no Parque da Cidade, acontece a solenidade de lançamento do Prêmio de Jornalismo Ambiental-Professor Nivaldo Calixto. Haverá plantio de mudas e apresentações da Orquestra Sinfônica e do coral Infatil Tralalá. Também está previsto o lançamento da Exposição Fotográfica “Fauna e Flora do Parque da Cidade”, do fotógrafo Canindé Soares, e do Plano Municipal de Educação Ambiental da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arbasn).
A programação segue no dia 02 de junho, quando serão promovidas atividades relacionadas ao tema Gestão Ambiental Pública, com palestras de professores da UnP, a partir das 8h30. Os temas abordados serão Energias Renováveis, Projetos de Parques Municipais de Natal, Gestão Ambiental na Copa 2014 e Agenda Verde: a A3P em Natal. Já no Bosque das Mangueiras acontecem oficinas de papel reciclado e produção de repelentes, plantio de mudas, trilha ecológica e apresentação do Teatro de Mamulengos.

Para o dia 03 de junho, o cronograma de atividades prevê a realização do 3° Encontro de Gestores de Unidades de Conservação da Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, no auditório do Parque da Cidade; a segunda audiência pública sobre os elementos constituintes do Plano Diretor, no auditório do Sebrae; e a segunda edição do Projeto Bossa e Jazz Convida, na Praça da Árvore, em Mirassol, com Ricardo Silveira, Eduardo Tawfic Trio e Lis Rosa, a partir das 20h.

O dia 04 de junho o programa está repleto de ações comunitárias: Blitz educativa de trânsito, ação conjunta das secretarias municipais na Vila de Ponta Negra com o Programa “Natal em Ação”, promoção de oficinas de arte, atividade física e aula de dança no Parque da Cidade, além de apresentações culturais.

O encerramento oficial da Semana do Meio Ambiente será no Parque das Dunas com programação diversificada. No entanto, a partir das 8h30, está previsto a realização do Projeto Pedal Livre, na Avenida Itapetinga, na zona norte de Natal, e Exposição de Orquídeas, no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova.

Confira programação