A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra aumento de 0,73% na primeira semana de junho, em relação à última semana de maio. Com isso, a variação acumulada nas últimas quatro semanas é de 1,19%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 332,91 no final do mês passado, passou para R$ 335,94.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Municipal – Coordenadoria Municipal de Política e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e dói (22) subiram, dezessete (17) sofreram redução e um – água sanitária – permaneceu estável.

Os três grupos de produtos que compõem os itens pesquisados registraram variação positiva: os produtos industrializados e semi-elaborados subiram, em média, 0,67%, os produtos de higiene e limpeza, +0,41% e os hortifrútis, +1,38%.

Os maiores aumentos deste início de mês foram observados no tomate (subiu 23,8%), macaxeira (+21,8%), açúcar cristalizado (+6,7%), ovos (+6,4%), farinha de mandioca (+5,9%), óleo de soja (+5,6%) e biscoito de maizena (+4,8%).
Por outro lado, a pesquisa do PROCON MUNICIPAL detectou redução, dentre outros, no filé de merluza congelado (-10,0%), repolho branco (-9,8%), alface (-9,3%), arroz agulhinha tipo 2 (-6,5%), cheiro verde (-5,9%) e batata doce (-5,4%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Municipal a cesta básica mais barata, era a do supermercado SERVEBEM – Cidade da Esperança (R$ 297,96), seguido pelas três lojas dos Supermercados Nordestão. A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 26% (equivalendo a R$ 77,77).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 10,6% mais caro nos hipermercados (R$ 352,30) do que nos supermercados (R$ 318,39). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que custam, em média, 34% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.