Articular e envolver mais pessoas na recuperação e proteção da Mata Atlântica. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), promoveu nesta sexta-feira, 03 de junho, o 3° Encontro Estadual de Gestores de Unidades de Conservação da Mata Atlântica do RN. O evento aconteceu no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Na abertura, o secretario adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra, destacou a importância da realização de um evento como este. “A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para levar informação para as pessoas. Falar sobre as questões ambientais, preservação, entre outros aspectos. O Encontro de Gestores vai possibilitar também o intercambio dessas informações”, disse.

O 3° Encontro Estadual de Gestores de Unidades de Conservação da Mata Atlântica do RN reuniu pessoas envolvidas direta ou indiretamente com alguma unidade de conservação da Mata Atlântica do Estado, como membros dos conselhos gestores, analistas ambientais, pesquisadores, representantes de órgãos do governo e da sociedade civil organizada além de estudantes universitários da área ambiental.

O diretor de politicas públicas da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, ministrou uma palestra sobre a proposta de mudança do Código Florestal Brasileiro. Em seguida, a diretora executiva da Amane, Dorinha Melo, falou sobre a situação do Nordeste e o pacto pela restauração.

Além disso, foi apresentado o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Joao Pessoa/PB, pela chefe do setor de Projetos e Programas da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Vivian Maité, que mostrou as ações que estão sendo realizadas na cidade e o projeto de lei para a criação do Sistema Municipal de Unidades de Conservação, que possibilita a implantação de parques, corredores ecológicos, entre outras ações.

Também durante o evento, foi lançado oficialmente o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Natal, apresentado pela bióloga Carolina Lisboa, da Semurb, que vai traçar diretrizes para proteção e recuperação das áreas remanescentes de Natal.

O encontro faz parte do Projeto Redes, que objetiva reunir gestores ambientais para trocar informações, elaborar projetos para captar recursos, visando a efetiva implementação de políticas públicas ambientais.