A feira do Carrasco, realizada todas as quartas-feiras no bairro Dix-Sept Rosado em Natal, foi tema de audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 09 de junho, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Candelária.

A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Deprema), Procuradoria Geral do Município, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Ministério Público Estadual.

O objetivo da audiência foi firmar um termo de ajustamento de conduta entre o Ministério Público Estadual e entidades responsáveis pela feira, visando as adequações que se fizerem necessárias. As leis que regulamentam a realização das feiras livres também devem passar por atualizações, que ficarão a cargo da Procuradoria Geral do Município.

Uma das propostas de melhorias apresentadas pelo secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos foi a implantação e utilização de bancas de fibra de vidro. O grupo de estudos formado pela Semsur para desenvolver iniciativas de melhorias das feiras de Natal chegou a esse tipo de material por meio de análises.

Agora, será realizado o desenvolvimento do projeto e a viabilidade de orçamento. “O material é o mais adequado a ser utilizado pelos feirantes. É leve e de alta durabilidade. Todos aprovaram a melhoria”, disse o titular da Semsur.

Outro tema abordado foi a retirada da feira do Carrasco da Rua Baraúna. A medida, que já estava sendo executada pela Semsur por recomendação do Ministério Público, será mantida. O comércio continuará sendo feito nas ruas adjacentes. Outro convênio foi firmado com a Associação dos Feirantes visando mais qualidade na tradicional feira do Carrasco, bem como nas demais feiras da cidade.

Uma nova Audiência Pública foi marcada para próxima semana, que deverá ser realizada no dia 16 de junho, terça-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.