A programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a Semana do Meio Ambiente atraiu dezenas de visitantes para o salão principal do Norte Shopping, no conjunto Potengi. Entre as ações realizadas no evento, promovido do dia 1º a 5 de junho pela Prefeitura do Natal, o trabalho de orientação sobre o monitoramento da água em Natal, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, eliminação do lixo, e reforço ao combate ao mosquito Aedes Aegipty, mobilizou os natalenses sobre a importância da participação cidadã na preservação da natureza.

A ação contou com a participação de técnicos dos setores de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica e da equipe de educadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que uniram esforços para a divulgação e esclarecimento de serviços disponíveis no município para auxiliar na garantia de uma maior saúde e qualidade da população.

O comerciante Evenildo Lima dos Santos, que aproveitou um passeio no shopping, na última sexta, para conferir a Semana do Meio Ambiente, conta que voltou várias vezes ao evento, para não perder nada da programação organizada pela Secretaria de Ssaúde. “Quando cheguei, vi os cartazes e passei logo na mesa do CCZ, para me informar sobre a captura de animais peçonhentos, porque era algo que tinha muita dúvida e não sabia que existia um serviço específico para isso. Antes de almoçar, vim me vacinar e, no final da tarde, volto para assistir a apresentação das crianças sobre dengue”, comentou.

O Programa de Animais Peçonhentos do Centro de Controle de Zoonose promoveu uma exposição de espécies de cobras, aranhas e escorpiões, para alertar a população sobre como prevenir e buscar ajuda no caso de acidentes com esses animais.

“Muitas pessoas que estão nos visitando têm a curiosidade de saber se as cobras são venenosas e como recorrer ao CCZ. Alertamos que, quando alguém é picado por alguns desses animais como cobra, escorpião ou aranha, o procedimento correto é deixar a pessoa em repouso e levá-la para o Hospital Giselda Trigueiro, que é referência no tratamento de casos de picadas de animais. Se for possível, também orientamos que levem o animal para o hospital para ser identificado, o que direcionará melhor o atendimento” explicou bióloga Juraci Alves de Lima.

A bióloga explicou ainda que o CCZ disponibiliza o telefone 3232-8237, para a captura desses animais nas residências. “É só ligar para este número informando o endereço e o bairro para o CCZ, que será feita uma ordem de serviço e enviaremos um técnico para fazer a varredura no local para a capturação do animal”, destaca.

O programa Vigiágua, que realiza um trabalho de monitoramento e análise da água consumida em Natal, teve um estande próprio para a exposição de suas atividades na cidade. “Aproveitamos a comemoração para informar à comunidade sobre o funcionamento do programa”, ressaltou a chefe do setor de Vigilância Ambiental da SMS, Liene Medeiros, durante o evento.

O Vigiágua cadastra e acompanha a qualidade da água utilizada pela população em moradias que utilizam poços para o reservamento de água, analisando se ela está ou não apta para o consumo e depois envia um relatório para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, (Caern), que realiza a fiscalização destes pontos.

O projeto Vigilante Mirim, desenvolvido pelo Setor de Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), também marcou presença, através da iniciativa de alunos da Escola Municipal Vera Lúcia e Escola Municipal Ferreira Itajubá, que animaram o evento com a apresentação de músicas, abordando os cuidados necessários para a prevenção da dengue.

Os vigilantes trouxeram ainda o do trabalho do arte-educador da Escola Municipal Juvenal Lamartine, Edval de Deus Barbosa, que desenvolveu oficinas de reciclagem com garrafas pets e pneus, para a produção de cadeiras, brinquedos infantis. Estimulando a preservação do meio ambiente e também o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegipty, com a eliminação de possíveis reservatórios de água parada.

Na ocasião, foi realizada também a imunização contra tétano e hepatite, pelos profissionais do setor de Vigilância Epidemiológica. Foram entregues mais de 2 mil camisinhas pelo Programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde.