Uma palestra educativa sobre meio ambiente. Foi este o foco da palestra ministrada na manhã desta quarta-feira, 8 de junho, pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) aos alunos do 4º ano, da escola municipal Professor Ascendino de Almeida, localizada no bairro Pitimbu, zona sul de Natal. A escola foi visitada recentemente pela prefeita Micarla de Sousa, que constatou o bom trabalho desenvolvido pelos gestores da escola.

Cerca de 40 crianças na faixa etária de 7 a 8 anos receberam orientações de maneira lúdica e divertida, sobre os cuidados com o meio ambiente, o lixo, e a importância de se preservar a água dos rios e mananciais. Também foram mostrados aos alunos os problemas causados pela poluição sonora e como evitá-la.

Para a professora de uma das turmas contempladas, Sebastiana Fernandes, a atividade veio ao encontro do trabalho socioeducativo já realizado pela escola, que busca conscientizar pais e alunos por meio de palestras sobre diversas temáticas como saúde, higiene e preservação ambiental. “Acredito que esse trabalho é essencial, pois nos ajuda com a educação ambiental das crianças”, diz.

Segundo o supervisor de fiscalização ambiental da secretaria, Ivan Lopes, que ministrou a palestra, trabalhos socioeducativos como este são importantes “Devemos nos preocupar com a destinação que damos ao lixo que produzimos, pois o seu acúmulo indevido pode ocasionar diversas doenças e problemas ambientais”, explica.

Para o aluno Rian Silva, a palestra foi muito interessante e divertida. “Vou contar aos meus pais sobre o que eu aprendi aqui”, revela. Quem estiver interessado em qualquer um dos temas relacionados a preservação e combate à poluição pode solicitar através de oficio ao titular da Semurb, para que a visita possa ser agendada. Para maiores informações, a secretaria funciona das 8h às 14 horas e fica na rua Raimundo Chaves, número 2000, em Candelária.