A Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão realizá nesta sexta feira (10), uma atividade comemorativa pelo 33º aniversário da unidade. Usuários, profissionais e a população em geral estão convidados para um dia de caminhadas, palestras de orientação sobre saúde e atendimentos.

A passeata começara às 8 horas com concentração em frente ao prédio da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, localizada na rua Professor Antônio Trigueiro, 500, no bairro de Felipe camarão.

“Iremos nos reunir para comemorar os 33 anos de muito trabalho de toda a equipe e prestação de serviços aos usuários da unidade e
percorreremos algumas ruas do bairro de Felipe Camarão, chegando até a maternidade, onde terá uma recepção com lanches para os participantes” comentou a diretora, Anailde da Silva.

A unidade conta com um serviço voltado para o atendimento de gestantes realizando uma média de 90 partos normais por mês de baixo risco com uma estrutura física contendo um consultório médico, uma sala de preparo, uma sala de parto e uma enfermaria. Com uma equipe formada por 12 obstetras, 12 neonatologistas, 7 enfermeiros, 30 auxiliares de enfermagem, um nutricionista, e quatro auxiliares de farmácia além de outros profissionais.

Felipe Camarão também conta com o Programa da Saúde da Família (PSF), com 6 equipes compostas por 6 médicos, 6 enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem e 33 agentes de saúde. O PSF realiza visitas domiciliares.

Já na unidade, os atendimentos ambulatoriais são realizados de forma agendada e também por demanda livre, com 12 fichas distribuídas por dia para o médico generalista e mais quatro fichas de reserva, para o atendimento a urgências. Além de serem acolhidos pacientes que são encaminhados por outras unidades de saúde.

A unidade também conta com assistente social e o serviço de odontologia que funciona com palestras diárias sobre higiene bucal do bebê e da mãe, realizada no horário da manhã, sendo pioneira neste serviço no município. Temos ainda o “Cantinho do Peito” que é um espaço reservado para mães que desejarem fazer a doação de seu leite para a maternidade e suprir as necessidades de amamentação de recém nascidos. Além disso, estamos aderindo a “Campanha do Vidro” com doações de recipientes de vidro com tampa plástica de 500 ml e 250 ml para o armazenamento do nosso banco de leite que fica na Maternidade Escola Januário Cicco”, destaca Anailde da Silva.

Reconhecimento do Ministério da Saúde

A Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão possui o prêmio Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, por ser uma maternidade que se destacou entre as várias maternidades do Brasil por desenvolver dentro da sua realidade, idéias, soluções e práticas que buscam oferecer um atendimento seguro, acolhedor e humanizado às mulheres e aos recém-nascidos sob seus cuidados.

Além do prêmio Hospital Amigo da Criança, também garantido pelo Ministério da Saúde, por ser referência em amamentação. Na maternidade as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o pós-parto para que aumente dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo assim a mortalidade infantil.

Neste ano a maternidade está concorrendo para continuar com o prêmio Hospital Amigo da Criança, que sairá o resultado nos próximos meses.