A maternidade das Quintas está realizando uma campanha para arrecadar recipientes de vidro com tampa plástica para o armazenamento de leite. A entrega pode ser feita na própria unidade, na rua Paiatis, ou no Hospital da Polícia Coronel Pedro Germano, na avenida Prudente de Morais, 887 em Tirol. Além dos recipientes, os profissionais da unidade também estão fazendo ações educativas com as gestantes para estimular a doação do leite materno.

De acordo com a diretora da maternidade das Quintas, Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro, esta campanha do vidro é importante para o abastecimento do banco de leite da maternidade por algumas razões como; o baixo estoque e o alto custo dos recipientes assim como as dificuldades em coletá-los. Assim, toda população pode ajudar.

“As pessoas que desejarem fazer a doação devem doar frascos de vidro com tampa plástica de 500 ml e 250 ml, como de café solúvel ou maionese, e devem deixar na recepção da maternidade. Recipientes de vidro com tampas de ferro ou alumínio não servem, pois o material solta uma substância que pode contaminar o leite armazenado”, destacou a diretora da maternidade.

A maternidade das Quintas ainda conta com o Cantinho do Peito que é um espaço reservado para mães que desejarem fazer a doação de seu leite para a maternidade. Para ser doadora, a mãe deve ser saudável e estar amamentando.

A coleta do leite é feita diariamente por equipes de enfermeiras que faz a retirada na própria maternidade. Depois o leite é armazenado nos recipientes de vidros e levado para o Hospital da Poliícia Coronel Pedro Germano, onde é colocado no banco de leite do hospital para ser pasteurizado e também passar por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico, antes de ser fornecido aos bebês.

“Quando há necessidades da utilização desse leite pelos bebês que nascem na maternidade à unidade faz o recolhimento do leite no Hospital da Policia, trazendo para os recém-nascidos. Pois a amamentação é importante para a criança ter uma melhor qualidade de vida, porque o leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções fazendo com quer a criança cresça mais saudável ” afirmou Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro