A Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão realizará nesta sexta feira (10), uma atividade comemorativa pelo 33 º aniversário da unidade. Profissionais e a população em geral estão convidados para um dia de caminhadas, palestras de orientação sobre saúde e atendimentos.
 
A caminhada começará às 8h, com concentração em frente ao prédio da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, localizada à Rua Professor Antônio Trigueiro, 500, no bairro de Felipe Camarão.
 
 "Em comemoração aos 33 anos de muito trabalho de toda a equipe, anos de prestação de serviços aos usuários da unidade, nos reuniremos para percorrer algumas ruas do bairro de Felipe Camarão, chegando até a maternidade, onde terá uma recepção com lanches para os participantes". Comentou a diretora, Anailde da Silva
 A unidade conta com um serviço voltado para o atendimento de gestantes, realizando uma média de 90 partos normais por mês (baixo risco), uma estrutura física contendo um consultório médico, sala de preparo, sala de parto e uma enfermaria.
Para tanto, a unidade possui uma equipe formada por diversos profissionais, 12 obstetras, 12 neonatologistas, 7 enfermeiros, 30 auxiliares de enfermagem, um nutricionista, e quatro auxiliares de farmácia.
Felipe Camarão ainda recebe o atendimento do Programa da Saúde da Família (PSF), com visitas domicialiares, com seis equipes compostas por seis médicos, seis enfermeiros, dez auxiliares de enfermagem e 33 agentes de saúde.
Já na unidade, os atendimentos ambulatoriais são realizados de forma agendada e também por demanda livre, com distribuição diária de fichas para o médico generalista e mais quatro fichas reserva, para o atendimento de urgências.
"A unidade também conta com assistente social e o serviço de odontologia que funciona com palestras diárias, sobre higiene bucal do bebê e da mãe, realizada no horário da manhã, sendo pioneira neste serviço no município. Temos o ‘Cantinho do Peito’ que é um espaço reservado para mães que desejarem fazer a doação de seu leite para a maternidade, suprindo as necessidades de amamentação de recém-nascidos. Além disso, estamos aderindo a "Campanha do Vidro" com doações de recipientes de vidro com tampa plástica de 500 ml e 250 ml para o armazenamento do nosso banco de leite que fica na Maternidade Escola Januário Cicco". destaca Anailde da Silva.
 
 Reconhecimento do Ministério da Saúde
 
A Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão possui o prêmio Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, destacando-se entre as várias maternidades do Brasil por desenvolver dentro da sua realidade, idéias, soluções e práticas que buscam oferecer um atendimento seguro, acolhedor e humanizado às mulheres e aos recém-nascidos sob seus cuidados.
 
Outro prêmio foi o do Hospital Amigo da Criança, também garantido pelo Ministério da Saúde, por ser referência em amamentação. Na maternidade as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o pós-parto para que aumente dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo assim a mortalidade infantil.
 
Neste ano a maternidade está concorrendo para continuar com o prêmio Hospital Amigo da Criança, cujo resultado sairá nos próximos meses.