A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), reuniu-se com integrantes da Cooperativa do Banqueiros das Feiras Livres de Natal (Cobfen), para determinar como será executada a padronização das 22 feiras livres da cidade. Uma das definições é que a Feira das Quintas, localizada na Rua São Geraldo e composta por 210 bancas, servirá como projeto piloto para esta iniciativa.

A Semsur, em parceria com a Cobfen, colocará em prática exigências previstas na Lei nº 6.015/2009, que regulamenta a realização das feiras livres na capital potiguar, determinando a quantidade de bancas, o horário de montagem e desmontagem e o período de funcionamento. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e atende as recomendações propostas pelo Ministério Público Estadual.

Seguindo as orientações da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), a Semsur estabeleceu junto à Cooperativa o modelo das bancas, já que estas serão confeccionadas pelos banqueiros. As peças serão cobertas, protegendo o feirante, os clientes e os alimentos do sol e da chuva, e seu material será de aço inoxidável.

A Semsur intensificará as demandas de limpeza, higiene, fiscalização e banheiros na feira das Quintas, além de solicitar a presença de guardas municipais e fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para executar o ordenamento do trânsito, otimizando o espaço disponível. O projeto piloto está previsto para ficar pronto ainda no segundo semestre deste ano.