Bandeirinhas, balões, fogueira, milho assado e forró não podem faltar numa festa de São João. Mas os festejos juninos realizados este ano pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), trarão, além dessa combinação, um adicional. O Natal Forró da Gente 2009 homenageia quem mais contribuiu para a difusão e o estudo das raízes nordestinas: o mestre Luís da Câmara Cascudo.

O Natal Forró da Gente 2009 – Contos de Câmara Cascudo será na Ribeira, bairro onde o mestre morou e ao qual rendeu louvores. De 19 a 28 de junho, quem quiser ver o Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, provar comidas típicas, dançar forró e conhecer uma mostra da obra de Câmara Cascudo, pode ir ao Largo Dom Bosco, em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, a partir das 18h.

“Nós escolhemos o local em conjunto com os quadrilheiros. A Ribeira, além de ter visibilidade, está sendo revitalizada, e isso contou na decisão”, conta o chefe do Departamento de Projetos Especiais e coordenador do São João, Castelo Casado. “Outro aspecto importante é que o Museu, onde encontramos diversas formas de manifestação popular, inclusive em sintonia com os festejos juninos, ficará aberto durante todas as noites do evento”, explica Casado.

De acordo com o coordenador, houve várias reuniões para discutir as ajudas financeiras tanto às quadrilhas quanto aos arraiás espalhados por toda a capital potiguar. “Criamos duas comissões, uma para arraiás e outra para quadrilhas. Tudo o que foi decidido foi previamente discutidos com as pessoas que fazem o São João”, esclarece. Os participantes dos festejos juninos foram selecionados de acordo com critérios recomendados pelo Ministério Público.

Dez dias de forró
Participa do Festival de Quadrilhas — que acontece nos dez dias de evento — um total de 69 quadrilhas juninas, 9 delas cômicas, 13 estilizadas, 6 infantis e 41 tradicionais. As noites serão abertas sempre às 18h com uma quadrilha infantil. Grupos juninos dos quatro cantos da cidade irão se apresentar, como Beijoqueiros (Bom Pastor), Estrela da Candelária (Candelária) e Bom na Hora (Loteamento José Sarney).

Todas as noites, às 21h, o forró começa com trio de forró e, em seguida, sobe ao palco uma banda da terra. Chiquinho do Acordeon, As Nordestinas, Maiorais do Forró, Traz a Massa e Canteiros do Rojão já estão confirmados para animar as noites de festa. Além disso, 30 barraquinhas com comidas típicas se espalharão por todo o Largo, oferecendo uma enorme variedade de petiscos, para a nostalgia dos paladares nordestinos.

Homenagem ao mestre
O tema do São João 2009 será Contos de Câmara Cascudo. Os espaços da festa receberão nomes de contos do escritor. O Pavilhão das Quadrilhas se chamará "O BOI LEIÇÃO", as feirinhas serão "Uma Lição do Rei Salomão" e "A Goela e o Rabo da Baleia", e o arrasta-pé será no espaço "A Princesa de Bambuluá". Nesses pontos também serão instalados banners com resumos dos contos e fotos do mestre.

Apoio aos arraiás
O São João das comunidades também faz parte da programação da Prefeitura. São 119 arraiás espalhados pelas quatro zonas de Natal e que contam com o apoio da Funcarte, como o Chamas Douradas (Redinha), Pega Fogo (Soledade II), Padre Pina (Mãe Luíza), Arraiá da São João (Rocas), Arraiá da Florestina (Ponta Negra) e Arraiá dos Beijoqueiros (Bom Pastor). Os festejos juninos nos bairros acontecem de 12 de junho a 20 de julho