Os funcionários do Núcleo de Atenção Especial – NAE, participaram, na manhã desta quarta-feira (15), de Palestra em Comemoração ao Dia do Orgulho Autista No Brasil, comemorado no dia 18 de junho, realizada no Auditório da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

Na ocasião foram ministradas palestras abordando os temas: “Inclusão de Alunos com o autismo: Entre a realidade e ficção”, pela Doutora Débora Regina P. Nunes, professora adjunta do programa de graduação e pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; “Experiência com autista em sala de aula”, ministrada pela pedagoga e pós-graduada em arterapia e educação do ser, Mariana Queiroz de Azevedo; e ainda “Inclusão através da mediação família e escola”, conferida por Eliana Araújo, psicopedagoga, pesquisadora e mestranda na área de educação.

O tema principal do evento é a adaptação do ensino e acompanhamento para as pessoas com autismo, que prioriza a inclusão regular dos indivíduos na sociedade, buscando formas de instruir os profissionais que trabalham na área da educação e assistência às pessoas com deficiências. No caso do autismo, é necessário priorizar de que esse distúrbio não deve ser trabalhado como um mal patológico, no entanto, como uma dificuldade dos indivíduos de compreenderem habilidades
sociais.

“É extremamente importante a participação dos nossos profissionais do núcleoem eventos como esse. É assim que temos a chance de aprofundarmos os conhecimento sobre as didáticas trabalhadas com os cidadãos atendidos no NAE”, ressalta a terapeuta ocupacional do NAE, Gabriela Menezes