A I etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil para menores de 0 a 4 anos, começa neste sábado (18) em todo o país. Para marcar o início da mobilização em Natal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá um dia “D” de vacinação, com postos fixos volantes espalhados pela cidade, intensificando a imunização na capital.

A abertura do evento, que terá como slogan “Siga o Zé Gotinha e Proteja a Saúde das Crianças”, será realizada, às 8h, na Unidade de Saúde da Família de Gramoré, que fica na Avenida Guaratinguetá, SN, Conjunto Gramoré, Lagoa Azul (vizinho ao Educandário Dom Bosco), na zona norte de Natal.

Serão 186 postos de vacinação montados nos cinco distritos sanitários, sendo 173 fixos e 13 volantes, e 1886 profissionais envolvidos na realização do Dia “D”. Para a campanha deste ano em Natal, foram disponibilizadas 67.284 doses da vacina contra a pólio. O total de crianças a ser vacinadas na capital é de 56.070. Segundo orientações do Ministério de Saúde, a meta é vacinar pelo menos 95% do público, ou seja, 53.266 crianças.

“Leve seu filho ao posto de vacinação mais próximo de sua casa, para tomar a vacina contra a paralisia infantil que é gratuita, não dói, e não tem contra indicação”, destacou a chefe do Núcleo de Agravos Imonopreveníveis, Genilce Maciel.

Posto de vacinação