Os funcionários do Núcleo de Atenção Especial (NAE) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), participaram na manhã desta quarta-feira (15), de uma palestra em comemoração ao Dia do Orgulho Autista No Brasil, comemorado no dia 18 de junho. A palestra foi realizada no auditório da Secretaria de Educação do Estado.

Na ocasião foram ministradas palestras abordando os temas: “Inclusão de Alunos com o autismo: Entre a realidade e ficção”, pela doutora Débora Regina Nunes, professora adjunta do programa de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; “Experiência com autista em sala de aula”, ministrada pela pedagoga e pós-graduada em arterapia e educação do ser, Mariana Queiroz de Azevedo; e ainda “Inclusão através da mediação família e escola”, proferida por Eliana Araújo, psicopedagoga, pesquisadora e mestranda na área de educação.

O tema principal do evento foi a adaptação do ensino e acompanhamento para as pessoas com autismo, que prioriza a inclusão regular dos indivíduos na sociedade, buscando formas de instruir os profissionais que trabalham na área da educação e assistência às pessoas com deficiências. No caso do autismo, é necessário entender que esse distúrbio não deve ser trabalhado como um mal patológico, mas sim, como uma dificuldade dos indivíduos de compreenderem habilidades sociais.

“É extremamente importante a participação dos nossos profissionais do núcleo em eventos como esse. É assim que temos a chance de aprofundarmos os conhecimentos sobre as didáticas trabalhadas com os cidadãos atendidos no NAE”, ressalta a terapeuta ocupacional do NAE, Gabriela Menezes.