Quengas de coco, latas de leite em pó, garrafas de iogurte, teclado de computador e tampas de garrafa pet são instrumentos musicais? No método de educação musical Hullabaloo desenvolvido pela musicista e professora natalense Kadna Cordeiro todos esses apetrechos não só produzem sons como despertam a experimentação, improvisação e a criatividade das crianças. Com esse propósito, a Escola Municipal Ferreira Itajubá abriu suas portas nesta quarta-feira (16) para o lúdico aflorar em uma turma de alunos do Ensino Fundamental.

Traduzido como “algazarra”, o Hullabaloo é um método com proposta de educação musical, que tem como parâmetro a pedagogia do som, ao utilizar a música como meio de aprendizagem, conhecimento e respeito às várias culturas, além de despertar vocações. Tem na improvisação, criatividade e experimentos a sua sustentação, promovendo a educação musical por meio da composição de peças musicais e confecção de instrumentos, a partir de materiais reaproveitados. O meio ambiente e a cidadania agradecem.

A professora Kadna Cordeiro desenvolveu o método quando lecionava aulas programadas de flauta para seus alunos em Londres (Inglaterra), cidade que estudou e trabalhou por 20 anos. Singular, o método consiste em uma certa "indisciplinaridade” musical, recheada pela criatividade, improvisação, experimentação e alegria de estar entre pessoas vivenciando sons e ritmos que podem surgir de qualquer coisa, mas principalmente da felicidade de estar juntos. Na oficina, afora a educação músical em si, são passadas lições de geografia, matemática e meio ambiente, com o auxílio luxuoso da interdisciplinaridade.

Para a estudante do 5◦ ano A da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Rayane Gomes, a oficina valeu a pena, vez que conheceu instrumentos inusitados que, se não fosse o Hullabaloo, jamais teria a oportunidade de extrair sons de duas garrafas de iogurte, por exemplo, que, juntas, se transformaram em um ganzá. “Adorei a oficina. Foi uma manhã diferente que contribuiu bastante para o meu aprendizado musical”, registrou Rayane Gomes.

Precocidade
De uma família de artistas, naturalmente a paixão pelas artes surgiu cedo na vida de Kadna Cordeiro. Assim como os alunos do Ensino Fundamental da Ferreira Itajubá, a professora começou a estudar música muito cedo na UFRN, aos cinco anos, no final da década de 1960, quando ainda nem tinha idade para frequentar o curso regular.

Aos nove anos, foi apresentada à flauta transversal. Já graduada, Kadna foi para Londres e na capital da Inglaterra estudou flauta com Katy Gaiham, na Guildhall School of Music and Drama, e concluiu o mestrado em Educação Musical na Middlesex University. Fundou a Orquestra de Flautas Toot Brasil (Londres) e a Orquestra de Pífano e Percussão Sons da Vila (Ponto de Cultura em Natal).

Graças à eficiência do método e à excelente acolhida, a professora Kadna Cordeiro sentiu a necessidade de publicar o trabalho em livro. “Hullabaloo, fazendo música em sala de aula” será lançado amanhã (17), às 19 horas, na Livraria Siciliano do Midway Mall. No dia 10 de agosto, Kadna Cordeiro autografará a obra na Livraria Cultura, em Recife, cidade onde mora atualmente. “O livro pode ser utilizado para quem vai começar a desenvolver atividades de educação musical para crianças, adolescentes e adultos”, informou a professora.