O Ministério do Turismo empenhou hoje a primeira parcela dos recursos para a construção da Praça de Natal, em Mirassol, na BR-101, uma obra orçada em R$ 9,8 milhões. A liberação dos recursos foi um dos pleitos apresentados pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa, em audiências que teve com o ministro do Turismo, Pedro Novais, em Brasília, acompanhada do deputado federal Henrique Alves. A última reunião que ela teve com Novais sobre o assunto foi durante a vinda dele a Natal, por ocasião da 20ª edição da BNTM (Brazil National Tourism Mart), em maio passado.

A parcela empenhada hoje é de R$ 2 milhões. Estão previstos mais R$ 7 milhões para 2012, sendo a contrapartida da Prefeitura do Natal é de R$ 800 mil.
Para a prefeita Micarla de Sousa, a Praça do Natal será um espaço dedicado à cultura, lazer e ao esporte. “Não queremos a árvore mais alta do país, queremos a praça mais bonita do Brasil”, declarou.

O projeto da Praça de Natal é de autoria do arquiteto Eduardo Quintella Florêncio e de sua equipe, formada pelos também arquitetos Ivvy Quintella e Laurent Troost, vencedores do concurso promovido em 2009 pela Prefeitura do Natal, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil/RN. Ao todo, 25 projetos foram inscritos no concurso.

A proposta da praça é de um monumento que se destaque na cidade também como um ponto turístico. O conceito do projeto vencedor do concurso agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino.