A pré-conferência municipal dos Distritos Sanitários Norte I e II, realizada nesta quinta-feira (16), no auditório do Centro Cultural de Natal, no conjunto Potengi, completa o ciclo de debates, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, sobre a qualidade do SUS em Natal. Todas as propostas e estratégias discutidas pelos profissionais , usuários e gestores dos cinco distritos, agora, serão organizadas em forma de relatório, para ser apresentadas na VI Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 05, 06 e 07 de julho.

Na ocasião, a secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde, Ariane Souza de Macedo, destacou a importância das reuniões locais para construção da rede de saúde no município. “Temos quer dar um maior suporte aos conselhos distritais e aumentar o acesso aos serviços nestes distritos. E essas pré-conferências vêm dar abertura aos usuários, gestores e profissionais de saúde discutiram possibilidade de uma melhor qualidade de vida para os que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da sua realidade”.

Durante as quatro pré-conferências distritais, também foram escolhidos os delegados que representarão usuários, servidores e gestores nas conferências municipal, estadual e nacional de saúde. Sendo a equipe de representantes composta por 50% de usuários, 25% de servidores e 25% de gestores da administração municipal.

Nos encontros, foram realizadas ainda oficinas temáticas, capacitando os participantes sobre questões como: a política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integridade universidade e equidade; a participação da comunidade e controle social; financiamento e gestão do SUS; e educação em saúde.

“Nessa primeira etapa realizamos ações para serem levadas para etapa Nacional, para melhorar as atividades que serão colocadas em práticas nos próximos anos, dentro do Sistema Único de Saúde”, ressaltou a gerente do distrito Norte I, Sijara Nóbrega.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá em Brasília, do dia 30 de novembro a 4 de dezembro. O evento analisará avanços e retrocessos do Sistema Único de Saúde (SUS), como também elaborará diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde no país.