Nos últimos 90 dias, a Prefeitura de Natal vem implementando medidas para equilibrar financeiramente a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). As ações executadas já vêm gerando resultados positivos na Companhia.

Entre as medidas implementadas estão a redução de cerca de 70 contratos para apenas 13, o corte de horas extras e adicional insalubridade, o que representa uma redução de cerca de 60%.  Os pagamentos dos fornecedores foram normalizados e as dívidas foram negociadas. Em relação aos contratos específicos de coleta, já foram efetuados ajustes que resultaram em uma economia mensal de aproximadamente R$ 600 mil.

A partir de agora, a Urbana também assumirá 100% da coleta da poda, o que resulta em mais redução nas despesas com fornecedores. Uma atenção especial será dada a coleta de lixo na Zona Norte. Os roteiros serão redimensionados e será feita uma operação especial para acabar com ‘lixões de ponta’, que são lixões produzidos, por falta de educação ambiental, pela própria população em terrenos baldios.

A Prefeitura do Natal atenderá, ainda, a determinação da Justiça e nomeará um técnico em gestão pública com experiência na gestão de resíduos, para a presidência da Urbana. O novo gestor terá poderes para fiscalizar contratos firmados pela Urbana com terceiros na prestação de serviço público de limpeza e acompanhar o sistema de coleta, transporte e destinação do lixo em Natal. Além disso, também será criada uma comissão exclusiva para acompanhar, fiscalizar e prestar contas da execução dos contratos à Justiça e ao Ministério Público.

Secom - 3232.8825