A prefeita Micarla de Sousa esteve reunida nesta quarta-feira (22) com os secretários municipais do Gabinete Civil (Segap), Kalazans Bezerra, da Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira e representantes de várias categorias médicas, para discutir a saúde pública em Natal.

No encontro, a prefeita tratou do assunto com o Sindicato dos Médicos (Sinmed), dos Odontólogos (Soern), do Conselho Regional de Medicina do RN e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), além do líder da prefeita na Câmara de Vereadores, Enildo Alves.

“É de fundamental importância para todos nós este momento, quando discutem juntos o poder público e a classe médica os desafios e caminhos para melhorar a saúde pública de nossa cidade. Nossa idéia é manter sempre este contato e buscar parcerias esoluções”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

O presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, apresentou à prefeita Micarla de Sousa, o que ele chamou de quatro focos de atenção especial para melhoria da qualidade da saúde pública na capital potiguar. “Os serviços prestados pelas equipes do Programa de saúde da Família (PSF), das urgências e emergências, da obstetrícia, além do setor de serviços de psiquiatria são muito importantes”, pontuou.

Avanços

A prefeita aproveitou para fazer um levantamento dos avanços na área da saúde em sua gestão. “Apesar de todas as dificuldades ainda existentes, tivemos muitos avanços com a implantação do PCVV, a reabertura das maternidades das Quintas e Felipe Camarão, a viabilização dos partos cesarianos no Hospital da Mulher Leide Morais, além da construção da UPA e das AMEs e das reformas no hospital dos Pescadores, nas Rocas e do Centro Odontológico Morto Mariz, na Ribeira”, lembrou a Micarla de Sousa.

“No entanto, precisamos avançar muito mais, destacando que um dos maiores gargalhos enfrentados é a vinda de pacientes de outros municípios do Estado, que superlotam os atendimentos na cidade”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, pensamento corroborado pelos médicos durante a reunião.

Com relação as equipes e médicos nos PSFs, a chefe do executivo municipal natalense lembrou que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou recentemente uma lei que autoriza a seleção de profissionais médicos para este serviço. “Também foi aprovado a criação das Farmácias da Gente, onde os pacientes, depois de atendidos, recebem nestes locais os medicamentos receitados”, informou a prefeita.

Sobre o PCCV a chefe do executivo municipal natalense disse que este não é um plano apenas voltado para o reajuste salarial, mas que oferece melhorias nas carreiras dos servidores, com vistas a aposentadoria.

Durante a reunião, o anestesista Madson Vidal destacou também os avanços conquistados pelos profissionais de sua especialidade médica durante a atual gestão da Prefeitura do Natal. “Os profissionais anestesistas que trabalham em Natal têm recebido por parte da Secretaria Municipal de Saúde uma atenção especial, como a muito tempo não se via”, afirmou Madson Vidal.