O programa SOS Idoso da Prefeitura do Natal, executado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), apurou no período de janeiro a junho deste ano 259 denúncias envolvendo, agressão física, desvio de proventos e negligência contra os idosos.

O programa objetiva assegurar ao idoso o direito a dignidade, bem estar e qualidade de vida, uma obrigação de todos, família, sociedade e Estado, direito que muitas vezes não é desrespeitado. As denúncias de maus tratos contra o idoso podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 0800 084 1021, um canal de comunicação simples e eficiente.

“É uma maneira simples e rápida do cidadão denunciar qualquer tipo de violência que esteja sendo cometida contra os idosos. Basta ligar, sem precisar se identificar e a denúncia será apurada pela nossa equipe de assistentes sociais. O Disque-Denúncia facilita a apuração e acompanhamento realizado pela equipe, e também dos Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), das situações de violação praticadas contra os idoso”, explica o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Apurada a denúncia, são assegurados ao idoso o amparo, a segurança e bem estar. Casos de maus tratos, abandono e violência doméstica constituem a maior parte do público atendido pelo Programa SOS Idoso. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas, Avenida Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado.

“Precisamos cada vez mais romper com o silêncio. Todos precisam denunciar as violências, que em sua maioria ocorrem no âmbito familiar. Nosso dever, como cidadãos, é efetivar os direitos garantidos por constituição a esse segmento tão especial da população, e também os direitos expressos pelo Estatuto do Idoso”, afirma Jéssica Damasceno, coordenadora interina do Programa.