“Nenhum de vocês voltará do mesmo jeito. Agarrem essa oportunidade”, pontificou a prefeita Micarla de Sousa ao receber hoje (27), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, os 10 professores da rede municipal de ensino que cumprirão programa de estudo na Universidade de Salamanca, na Espanha, de 04 a 19 de julho.

Firmado entre a Prefeitura Municipal de Natal e o Santander Universidades, Divisão Global do Banco Santander, o acordo de cooperação para implantação de bolsa de educação internacional foi oficializado com a presença da prefeita Micarla de Sousa, do secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, do secretário municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação, Antônio Luna, e da representante do Banco Santander, Liana Pontes.

Criado em 1996, o Santander Universidades apoia iniciativas voltadas à educação superior. Trata-se de um programa de colaboração com as universidades que firma uma aliança entre comunidade acadêmica e empresa e que está presente em 20 países.

O convênio assinado resulta na criação de um programa intensivo de língua e cultura espanhola para professores da rede pública do município de Natal. Favorecerá, ainda, o aprimoramento na formação dos professores, refletindo diretamente no nível de ensino proporcionado aos alunos.

Conforme a prefeita Micarla de Sousa, o acordo foi viabilizado após entendimento entre a Prefeitura e o presidente do Banco Santander no Brasil, Fábio Barbosa. A gestora destacou a importância do convênio para a formação dos professores da rede pública municipal. “O Banco Santander exerce a sua responsabilidade social por meio do investimento na educação”, ressaltou Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal, que fez especialização na Espanha, alertou os professores sobre a grande responsabilidade que terão, vez que no retorno do país ibérico vão repassar as informações para a formação de dezenas de colegas docentes.

Segundo o secretário de Educação do município, Walter Fonseca, os 10 professores selecionados pelo desempenho em sala de aula atuarão como repassadores de informações para a própria rede de ensino e para a formação dos colegas da rede municipal. “O professor deve ser respeitado. Pagamos um piso salarial acima do piso nacional. Isto é investimento no professor e se reflete em sala de aula”, lembrou o secretário.

O Banco Santander é o responsável pelo custeio das passagens, estadia e da alimentação dos professores, conforme a gerente geral da agência UFRN, Liana Pontes. Ela disse ainda que esta é a primeira parceria da instituição financeira com a Prefeitura de Natal, mas que o banco realiza uma série de projetos acadêmicos com universidades e prefeituras no país inteiro.

Em função da responsabilidade social e de compromissos com o desenvolvimento da comunidade onde está inserido, o Santander tem interesse de apoiar a realização de um programa com as características do que firmou com a Prefeitura, oferecendo oportunidade aos professores de terem acesso à cultura estrangeira, realizando cursos em renomadas universidades.

Participação

Para poder participar do programa, o professor deverá estar em exercício na rede municipal de ensino de Natal; ter histórico profissional qualificado como bom ou excelente, de acordo com os instrumentos de avaliação utilizados pela Prefeitura de Natal; satisfazer todos os requisitos específicos estabelecidos pelo município e pela universidade hospedeira.

É o caso da docente Maria José da Silva Costa. Professora formadora do Departamento de Ensino Fundamental, ela assinalou que a maior expectativa é aprender a língua espanhola e também a cultura hispânica. Serão três horas de aulas diárias. Uma hora dedicada à cultura e duas ao aprendizado do idioma espanhol.

Os professores admitidos no programa deverão concordar em estudar durante o período de vigência da bolsa, com dedicação integral na universidade hospedeira. Todo o procedimento relativo à inscrição - seleção e indicação ao banco dos professores que participarão do programa - foi realizado sob responsabilidade da Prefeitura de Natal.