Os arquitetos vencedores do Concurso Público para a Praça do Natal receberam nesta quarta-feira, 10 de junho, os prêmios de primeiro, segundo e terceiro colocados. O vencedor Eduardo Quintella Florêncio e sua equipe, formada pelos também arquitetos Ivvy Quintella e Laurent Troost, receberam das mãos do prefeito em exercício Paulinho Freire o prêmio de R$ 40 mil e a contratação imediata para a execução do projeto.

O arquiteto que ficou em segundo lugar no concurso, Mário Figueroa (SP), não pode comparecer ao evento. Ele receberá o prêmio de R$ 20 mil. Já a equipe que levou o terceiro lugar, que tem à frente a arquiteta Fernanda Cláudia Lacerda Rocha (CE), recebeu R$ 10 mil como premiação.

Para o prefeito em exercício Paulinho Freire, a cidade agora tem uma grande responsabilidade em mãos. “Nosso desafio é viabilizar esse projeto e presentear a população com um monumento permanente. Estamos muito felizes com o resultado e parabenizamos todos os arquitetos que enviaram projetos para o concurso”, enfatizou.

O secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos reforçou a característica sustentável e ecologicamente correta do projeto vencedor. “A Praça do Natal ficará marcada não só pela sua beleza e imponência, como também por ser um monumento que prima pelo respeito ao meio ambiente e integração com a identidade da nossa capital”, declarou.

A proposta foi desenvolver um monumento que se destacasse na cidade também como um ponto turístico. O conceito do projeto vencedor do concurso agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino.

Segundo o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RN (IAB/RN) Lúcio Dantas, o projeto escolhido foi o único que atendeu a todas as exigências do edital. “Além da plasticidade, o projeto vencedor é versátil e oferecerá à cidade uma estrutura completa de lazer e entretenimento, além de ser um marco arquitetônico para a capital”, completou.

A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com ainda com a participação do presidente da Funcarte César Revorêdo e do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Kalazans Bezerra.

Ao todo, foram 25 trabalhos inscritos, dos quais 15 foram do RN, três de São Paulo e do Ceará, um do Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá. Todos os projetos serão expostos ao público na Capitania das Artes, entre os dias 22 de junho e 5 de julho.