A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou na manhã desta terça-feira, 19 de julho, uma operação para acabar com o depósito irregular de resíduos da construção civil dentro da Zona de Proteção Ambiental 08 (ZPA-08), situada nas proximidades da Avenida Ranieri Mazille (KM-06), no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal. A fiscalização já havia recebido denúncia e monitorava o local para flagrar o crime ambiental.
Durante a operação foram apreendidos dois caminhões, tipo caçamba, e um trator que fazia o aterramento da área. Segundo o fiscal ambiental da Semurb Gustavo Szilagyi , o material era proveniente de três demolições: do Hotel Tirol, da fábrica da Guararapes e de uma residência situada no bairro Tirol.
O local aterrado corresponde a um volume de aproximadamente 11.250 metros cúbicos, o correspondente a 947 caminhões. Todo este material era depositado sem nenhuma autorização e avançava sobre a área de mangue existente no local. Ainda segundo Szilagyi, os infratores deverão pagar uma multa no valor de aproximadamente R$ 3 mil reais, que será aplicada à empresa responsável pelos veículos e ao proprietário do terreno que cometiam o crime ambiental.
Durante a ação, foram lavrados os autos de apreensão e de infração. A área foi interditada para que não haja mais depósito de material. O procedimento foi realizado com base no Código Municipal de Meio Ambiente, lei n° 4100/92. Os veículos apreendidos foram conduzidos para o pátio do Parque da Cidade. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Natal, que promoveu a segurança no local.