Idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participaram na tarde desta segunda-feira (25), da reunião de planejamento e avaliação do Programa de Apoio a Pessoa Idosa (API) – Conviver. A prefeita do Natal presente ao encontro, ressaltou a importância do trabalho juntos aos idosos. “Nossa gestão atua sempre pela melhoria da qualidade de vida destes grupos especiais”, ressaltou.

Micarla de Sousa aproveitou a oportunidade para anunciar que até o final deste ano serão instalados 20 novas Academias da Terceira Idades (ATIs) em 20 praças da cidade, que serão reformadas e ou construídas, dando oportunidade da prática de exercícios físicos para pessoas da terceira idade.

O titular da Semtas, Alcedo Borges, disse que a meta é adequar sempre as ações de acordo com o Estatuto do Idoso. “É por isso que todas as atividades que desenvolvemos junto aos grupos de idosos envolvem ações culturais, de lazer, de qualificação profissional, na defesa de seus direitos como cidadãos”, destacou.

Posse
Na ocasião foram empossadas a nova diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), da Semtas, Lucila Lima e a nova coordenadora deste departamento, Marcela Caldas. “Atuamos juntos a 55 grupos de idosos em todas as áreas de Natal, abrangendo um universo de cerca de 2 mil pessoas”, informou Lucila Lima.

O API–Conviver é um dos diversos programas da Semtas, que fazem parte do DPSB, que também executa ações de proteção e prevenção a grupos de crianças e adolescentes, mulheres, os idosos.

A diretora do DPSB disse, ainda, que durante o encontro foi feito uma avaliação geral das atividades realizadas durante o primeiro semestre e discutido o trabalho que será realizado neste segundo semestre de 2011. “Estamos programando a participação dos grupos na 3ª Conferência Municipal de Idosos, prevista para acontecer no período de 11 a 12 de agosto deste ano e também nas comemorações da Semana do Idoso, que acontecerá de 1 a 11 de outubro deste ano”, informou a diretora Lucila Lima.