Cumprindo agenda administrativa em Brasília/DF, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, esteve reunida com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, para tratar de temas que envolvem a qualificação social e profissional da população natalense. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (26), na Esplanada dos Ministérios. 

Entre os assuntos discutidos durante o encontro, o aumento do número de jovens beneficiados com o Pró-Jovem Adolescente, a consolidação das políticas de emprego e renda na cidade e ainda apoio para formação de mão-de-obra dentro de vários Planos Setoriais de Qualificação (PlanSeq). 

“Nosso objetivo com esta audiência é proporcionar aos jovens e aos demais trabalhadores de nossa cidade mais oportunidades de formação profissional e educacional, principalmente com vista às chances que serão geradas com a realização da Copa de 2014 em Natal”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.  

A chefe do executivo municipal natalense estave acompanhada dos secretários municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges e de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Wagner Araújo. 

Pró-Jovem

O titular da Semtas, Alcedo Borges, informou que durante o encontro, a prefeita Micarla de Sousa solicitou o aumento do número de jovens no Pró-Jovem Adolescente em Natal. “Atualmente beneficiamos 2 mil jovens neste programa. Nossa meta é alcançar no próximo ano até 6 mil adolescentes”, informou o secretário. 

O Pró-Jovem Adolescente faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que atende jovens de baixa renda e que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, como também egressos de outros Programas Sociais com vistas à inclusão social. É um serviço socioeducativo de convívio de assistência social, que integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além de um canal de valorização dos adolescentes,  potencializando suas aptidões e talentos na dança, música, capoeira, ação social, profissional.

Emprego e renda

Outro ponto discutido com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi com relação a consolidação da municipalização das políticas de emprego e renda em Natal, um processo que agilizará ainda mais o oferecimento de serviços de qualificação profissional e melhorias sociais para população natalense. “Também pedimos o apoio do Ministério do Trabalho para realizar a qualificação profissional em diversas áreas como turismo e construção civil, através dos Planos Setoriais de Qualificação (Planseq), destacou o secretário Alcedo Borges. 

A prefeita Micarla de Sousa também informou ao ministro Carlos Lupi, a intenção de instalar um Centro Público de Emprego e Renda na zona Norte de Natal, beneficiando um maior número de pessoas na área profissional.

O Centro Público é um órgão dedicado a capacitar o trabalhador a atuar em sintonia com o mercado de trabalho. Dessa forma, o Centro oferece cursos gratuitos de capacitação e atualização profissional, para que o aluno esteja apto a ocupar as vagas existentes no mercado e também a compor o banco de dados, que é uma importante fonte de consulta para as empresas na hora da contratação. Esse serviço é oferecido de forma gratuita para as empresas de pequeno, médio e grande porte que querem encontrar mão-de-obra qualificada.