Os servidores do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participam nesta quinta-feira (28), às 8h, no Auditório Paulo Freire do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), da etapa preparatórias para III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte, a ser realizada nos dias 31 de agosto de 1º de setembro. A conferência estadual tem a finalidade de preparar os municípios para a IV Conferência Nacional, que será promovida no período de 7 a 10 de novembro, em Salvador (BA). A Conferência Nacional tem o objetivo de construir compromissos para efetivar o direito à alimentação, previsto no Artigo 6° da Constituição Federal e promover a Segurança Alimentar e Nutricional nas três esferas de governo.

A Pré Conferência, que acontecerá esta semana em Natal, está dentro do cronograma de atividades preparatórias para a Conferência Estadual, organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (CONESAN) e executado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (SETHAS), que estruturou para todo território do Estado um calendário com dez Pré Conferências. De acordo com essa organização, o município de Natal, juntamente com as cidades que fazem parte da região metropolitana da cidade, Extremoz, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, consolida o "Território Terra Potiguaras".

Representado pela Semtas, o município de Natal vai apresentar e criar um espaço de discussão sobre as ações executadas na cidade, com o intuito de fortalecer os trabalhos voltados para segurança alimentar na capital. "As políticas de segurança alimentar estão a cada dia aumentando suas aplicações para a sociedade, e as ações voltadas para essa temática estão, aos poucos, sendo implementadas. Iremos discutir inúmeros pontos importantes para a consolidação total dessas políticas no município”, explica Nadjaluce Carvalho, Diretora do Departamento de Segurança Alimentar em Natal.

Ainda de acordo com a Diretora, Natal já executa ações de Segurança Alimentar na cidade, beneficiando mais de cinco mil de cidadãos pelos programas executados pela Semtas. “Nosso programa tem como principal objetivo combater a fome, trabalhando com eficiência na execução de ações que beneficiam comunidades carentes com programas como “Hortas Comunitárias”, “Sopa Solidária”, “Cozinha da Gente”, “Banco de Alimentos”, relata a Diretora.

Programação da Pré Conferência Estadual de Segurança Alimentar:

MANHÃ:

-Discussão sobre os avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável da Soberania Alimentar;
- Discussão sobre as prioridades do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;
- Discussão sobre a implementação do Sistema Nacional de SAN.

TARDE:
- Trabalhos em grupo