A I etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil de 2009 que acontece neste sábado 20, em todo o país, para crianças de 0 a 5 anos, tem como slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”.

Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde abre o “Dia D “ da campanha, às 8 horas, na Unidade de Saúde de Pirangi que fica situada à Rua São Miguel dos Caribes, 4650.

A meta segundo o Ministério da Saúde é vacinar 95% que corresponde a 59.560 crianças. O total é de 62.697 crianças em Natal.

Nesta campanha a SMS está disponibilizando 87 mil vacinas contra a poliomielite, 196 postos fixos, 10 volantes, totalizando 206 postos de vacinação, que estarão sendo distribuídos nos cincos Distritos Sanitários: D Norte I e II, D Sul, Leste e Oeste, envolvendo 1.692 profissionais.

Os pais devem levar os filhos ao posto mais próximo de sua residência, munidos de cartão de vacinas para atualização do esquema vacinal. O “Dia D” encerra às 17 horas. A campanha segue até sexta dia 26, nas unidades de saúde.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de formas assimétricas. A vacina é gratuita e não tem contra indicação.

Postos de vacinação