A saúde financeira do servidor municipal está na programação da Prefeitura de Natal. Com o intuito de orientar o funcionário público a administrar corretamente seus rendimentos, sem dívidas ou dificuldades, a Prefeitura, por meio do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev), realizará de 1° a 5 de agosto, de 14h às 18h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o 1° Congresso de Educação Financeira do Natalprev, aberto a todos os servidores ativos e inativos.

“O nosso objetivo é orientar o servidor a ter saúde financeira. No seminário, vamos abordar três eixos, quais sejam negociação de dívidas, organização financeira e investimento produtivo com o que sobra do salário. Queremos que o servidor se aposente para viver bem e não para passar dificuldades”, disse o presidente do Natalprev, Sylvio Eugênio de Araújo Medeiros.

Conforme o gestor, o Natalprev é uma instituição que não cuida apenas da aposentadoria do servidor, mas da sua prosperidade financeira. Com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), na atual gestão municipal, os cerca de 21.500 servidores, entre ativos e inativos, tiveram aumento salarial significativo, alguns de até 500%, segundo ele, e para não desperdiçar seus ganhos com supérfluos, o Natalprev quer orientá-los a investir bem seus rendimentos. “A organização financeira é primordial para o presente e o futuro do servidor”, ressaltou o presidente.

Na sua palestra de abertura, o titular do Natalprev vai anunciar um pacote de vantagens para o servidor voltado para a sua saúde física, nas áreas de medicina, odontologia e fisioterapia, como, por exemplo, convênios com clínicas médicas. Em um segundo momento, as vantagens serão estendidas para a área de educação, com descontos em escolas, e para a área de habitação, em parceria com a Caixa Econômica. Para o fim do ano, o Natalprev prepara um conjunto de benefícios para o servidor, que inclui descontos em lojas, agências de viagens e hotéis.

Elaborado e realizado em parceria com a Escola Municipal de Gestão Pública (Egesp), o seminário será aberto no dia 1° de agosto, às 14 horas, pela prefeita Micarla de Sousa. Em seguida, às 14h30, o presidente do Natalprev, Sylvio Eugênio, fará a palestra “Pacote de vantagens”. A segunda palestra está marcada para às 16h, com Álvaro Modernell, que vai abordar o tema “Plantando para o futuro – as crianças no plano das finanças”.

Na terça-feira, dia 2, os temas das palestras são “A dinâmica do sucesso”, com o secretário municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria, Carlos Von Sohsten, às 14h, e “Banho de loja – como fazer poupança e demais estratégias financeiras”, com Álvaro Modernell, às 16h. A primeira palestra da quarta-feira, dia 3, às 14h, é “Educar – Educação Financeira”, pelo representante da BM&F Bovespa, Robinson da Silva. Logo após, haverá o evento “Meninas iradas”, com um representante do banco Geração Futuro.

“Educar – Educação financeira”, por Robinson da Silva, e “A Previdência Complementar como meio de atingir a prosperidade na aposentadoria”, a ser proferida por um representante do Banco do Brasil, são as palestras da quinta-feira, dia 4. O Banco do Brasil também fará o encerramento do seminário, na sexta-feira, dia 5, com a palestra “Usando o crédito a seu favor: como e quando recorrer a financiamentos e empréstimos”. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.