A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), recebeu a primeira parcela dos recursos referentes à construção de mais oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de pequeno e médio porte, inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II. Os centros serão distribuídos pela zonas Norte, Oeste e Sul de Natal.

O projeto para a construção dos CMEIs foi entregue pela prefeita Micarla de Sousa nas mãos da presidenta da República, Dilma Rousseff, e somam recursos totais na ordem de R$ 7 milhões. A primeira parcela referente a 20% do total já foi liberada pelo Governo Federal. “A primeira parcela no valor de R$ 1,4 milhão já está na conta da secretaria. A partir de agora, entraremos com o processo licitatório para a construção das creches e, após a homologação do processo, teremos a segunda parcela, referente a 30% do valor, liberada. O restante dos recursos será liberado à medida que as etapas forem sendo concluídas”, explicou o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca.

Atualmente, a Prefeitura do Natal está com outros seis CMEIs em construção. A inauguração do primeiro deles está prevista para o mês de outubro, durante a Semana da Criança. Os demais Centros estão no início das obras e devem ser entregues até meados de 2012. “Esta primeira creche que devemos entregar está localizada no bairro do Pitimbu e deve receber cerca de 240 alunos em tempo integral, uma vez que é de grande porte”, concluiu o titular da Educação, lembrando que 14 CMEIs devem ser inaugurados no próximo ano, somando 52 novos CMEIs entregues apenas na atual gestão.