A Secretaria Municipal de Educação (SME) participará nesta sexta-feira, 29, do lançamento da segunda edição do concurso Escola de Leitores, uma ação do programa Prazer em Ler do Instituto C&A. O evento acontecerá às 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), com a presença do secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, e do coordenador do programa Prazer em Ler, Volnei Canônica.

O concurso Escola de Leitores é destinado às escolas da rede municipal de ensino infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). Cada escola deve inscrever seu projeto e contribuir para a promoção da leitura e a formação de leitores literários. Os projetos das escolas ajudam a reorganizar os espaços de leitura, ampliar os acervos e colaborar para a formação de mediadores de leitura.

As inscrições começam a partir de 1º de agosto e seguem até o dia 23 de setembro, através do site www.institutocea.org.br/concurso. Será apenas para as cidades Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre que participarão com trabalhos feitos nas escolas.

As unidades de ensino da rede municipal de Educação de Natal que forem finalistas receberão 12 mil reais cada, para desenvolvimento do projeto de leitura, viagem de intercâmbio para a Colômbia, formação e acompanhamento técnico para implementação do projeto.

A parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Programa Prazer em Ler existe desde 2010 com a participação de 36 escolas. A proposta do secretário Walter Fonseca é expandir o projeto para toda a rede municipal de ensino de Natal.

Para a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Miriam Dantas, o programa adota o desenvolvimento de projetos de leitura nas escolas. E inclui cursos de formação para mediadores de leitura, com professores e coordenadores pedagógicos das escolas do projeto.

O programa Prazer em Ler parte do princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”.

Esta segunda edição do concurso Escola de Leitores é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Natal (RN), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).