Quer ver um São João animado? Então não saia de Natal, porque quem ficar aqui, não vai se arrepender. A Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e apoiada por várias secretarias municipais, promete para esse ano uma das maiores festas que a cidade já viu em termos de São João: o Natal Forró da Gente. De 19 a 28 de junho, a fogueira vai queimar e a chinela vai chiar no Largo do Teatro Alberto maranhão, em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, sempre a partir das 18h.

São nove dias de festa com uma programação irresistível. Começando pelo tema dos festejos, uma homenagem a quem mais contribuiu para o estudo e difusão das raízes nordestinas: o mestre Luís da Câmara Cascudo. O Natal Forró da Gente – Contos de Câmara Cascudo também terá barraquinhas de artesanato, gastronomia e prevenção contra acidentes com fogos, XVIII Festival de Quadrilhas Juninas de Natal e mais de 25 shows.

A Prefeitura também apóia 119 arraiás espalhados pelos quatro cantos da cidade. Se você pensa que para por aí, se enganou. No palco do evento acontece o VII Forraço, e o espaço da festa serve ainda como ponto de partida para o Trem do Forró, que promete agitar os passageiros desde o embarque.

O local do Forró da Gente – Contos de Câmara Cascudo foi selecionado democraticamente. “Nós escolhemos o local em conjunto com os quadrilheiros. A Ribeira, além de ter visibilidade, está sendo revitalizada, e isso contou na decisão”, conta o chefe do Departamento de Projetos Especiais e coordenador do São João, Castelo Casado. “Outro aspecto importante é que o Museu de Cultura Popular, onde encontramos diversas formas de manifestação popular, inclusive em sintonia com os festejos juninos, estará aberto durante todas as noites do evento”, explica Casado.

De acordo com o coordenador, houve várias reuniões para discutir as ajudas financeiras tanto às quadrilhas quanto aos arraiás. “Criamos duas comissões, uma para arraiás e outra para quadrilhas. Tudo o que foi decidido foi previamente discutidos com as pessoas que fazem o São João”, esclarece. Os participantes dos festejos juninos foram selecionados de acordo com critérios recomendados pelo Ministério Público. A ordem de apresentação das quadrilhas no XXIII Festival de Quadrilhas Juninas de Natal foi feita por sorteio realizado dia 5 de junho.

A estrutura

Projetado para abrigar mais de 20 mil pessoas, o espaço da festa conta com uma grande infra-estrutura composta por um pavilhão, dois palcos, arquibancadas, seguranças espalhados pelo local e policiamento feito pela Guarda Municipal. Foram investidos R$ 420 mil para dar conforto e segurança ao público que for prestigiar os festejos.

O São João terá ainda trinta barraquinhas com comidas típicas e artesanato, como também um ambiente especial organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para conscientizar sobre o uso de fogos de artifício e sobre a prevenção contra a AIDS, com distribuição de camisinhas. A festa conta com ainda com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb),  Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STTU) e Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Forró que não acaba mais

O Forró da Gente 2009 – Contos de Câmara Cascudo vai fazer todo mundo sair de sapato gasto. As nove noites começam com o XXIII Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, que conta com a participação de 89 quadrilhas, 11 delas cômicas, 14 estilizadas, 7 infantis e 57 tradicionais.

Toda noite será aberta às 18h com uma quadrilha infantil. A final das quadrilhas tradicionais acontece dia 27, e a das estilizadas será dia 28. A premiação para o primeiro lugar é de R$ 5 mil, o segundo recebe R$ 4 mil, o terceiro leva R$ 3.500 mil, o quarto ganha R$ 2.500 mil e o quinto sai da festa com R$ 1.500 mil.

Depois do Festival, a festa se muda pro segundo palco, onde acontecem três shows por noite com bandas como Forró Sacudido, As Nordestinas, Traz a Massa e Serginho (ex Pimenta Nativa). De 22 a 24, o espaço também servirá de palco para o VII Forraço, tradicional festival de músicas de forró. Nesse período, além dos candidatos da competição, sobe ao palco uma banda por noite. Ainda tem o Trem do Forró, que nos dias 20 e 27 anima a estação de trem da Ribeira antes de embarcar rumo ao arrasta-pé sobre trilhos.

Homenagem ao mestre

Os espaços da festa receberão nomes de contos de Câmara Cascudo. O Pavilhão das Quadrilhas se chamará "O BOI LEIÇÃO", as feirinhas serão "Uma Lição do Rei Salomão" e "A Goela e o Rabo da Baleia", e o forró será dançado no espaço "A Princesa de Bambuluá". Nesses pontos também serão instalados banners com resumos dos contos e fotos do mestre.

Apoio aos arraiás

O São João das comunidades também faz parte da programação da Prefeitura. São 119 arraiás espalhados pelas quatro zonas de Natal e que contam com o apoio