Durante a agenda de compromissos da WWF Brasil em Natal, encerrada na manhã desta sexta-feira, 29/07, a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) apresentou aos técnicos presentes importantes resultados da coleta seletiva na capital.

De acordo com a Gerência de Meio Ambiente da Companhia, as ações de cooperação técnica firmadas nos últimos dois meses entre a Urbana e a WWF Brasil já apresentam resultados satisfatórios. Em destaque está o crescimento da coleta seletiva, que registrou aumento de 142% entre os meses de Junho e Julho deste ano.

As informações foram confirmadas pela gerência técnica de planejamento da Urbana, que contabilizou 74 toneladas de materiais recicláveis no mês de junho, e que até o dia 26 de julho já contava com 179 toneladas.

“Intensificamos o nosso trabalho e estamos em parceria com a Urbana e a WWF Brasil para otimizar os serviços e buscar qualidade de vida para os nossos catadores”, afirmou Severino Júnior, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Durante a reunião desta sexta-feira foram apresentados ainda os pontos que irão nortear a formulação do diagnóstico de construção do Plano Integrado de Gestão de Resíduos de Natal, tais como a logística da coleta seletiva e o trabalho de inserção social dos catadores.

“O modelo de coleta seletiva adotado no bairro de Ponta Negra não é uma versão final. A construção da logística objetiva a viabilidade econômica e a sustentabilidade dos processos de produção nos galpões de catadores”, ressaltou Fábio Cidrin, especialista da WWF Brasil.

Os representantes do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Ong WWF e Organização BAINEMA retornam à capital potiguar no mês de setembro para a realização de oficinas participativas da construção do plano de resíduos sólidos da capital, contemplado pelo Programa Água Brasil.