Mais uma tarefa importante foi cumprida pela Prefeitura de Natal no tocante às obras de infra-estrutura urbana inseridas na matriz de responsabilidade da Copa do Mundo da Fifa de 2014. O município recebeu, nesta sexta-feira, os projetos executivos das obras de mobilidade urbana de Natal. Em entrevista coletiva nesta tarde, o secretário de Obras Públicas de Natal, Damocles Trinta, confirmou o recebimento dos projetos no prazo determinado pelo município.

“Agora, o próximo passo é encaminhar estes projetos para a Caixa Econômica, que tem o prazo de 30 dias para analisar. O BID já sinalizou à prefeita que pode financiar as contrapartidas”, comentou o secretário, adiantando que o início das obras do primeiro lote está previsto para setembro.

Ele detalhou a operação de crédito que permitirá liquidez e celeridade na execução das obras e pediu apoio da imprensa na divulgação destas informações positivas para a cidade sede Natal. “Segunda-feira estaremos com projetos executivos das obras de mobilidade e enviaremos à Caixa Econômica”, disse Dâmocles.

O secretário lembrou que na última quarta-feira (27) a prefeita Micarla de Sousa obteve uma grande conquista em Brasília, junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “O BID sinalizou que poderá financiar nossas contrapartidas. Agora a Prefeitura de Natal trabalha na adequação dos projetos às linhas de financiamento disponibilizadas. Se a Prefeitura garantir 100% das contrapartidas, nós vamos acelerar as obras, dobrar o turno de trabalho e lutar para antecipar prazos de conclusão”, destacou o secretário.

Damocles Trinta falou ainda sobre a participação da prefeita Micarla de Sousa no evento da Fifa no Rio de Janeiro com toda a imprensa nacional e internacional. “Todos estão atentos ao que acontece nas cidades sedes. E avalio esta semana como muito positiva para Natal, pois recebemos os projetos no prazo, obtivemos uma saída para viabilizar as contrapartidas sem tanto esforço financeiro e o BNDES confirmou a liberação do crédito para a construção da Arena das Dunas”, concluiu.

Uma das intervenções previstas para o primeiro lote é a reestruturação da malha viária na Rua Felizardo Moura e Avenida Napoleão Laureano, no trecho entre a cabeceira da Ponte de Igapó, na Zona Norte, e o encontro com a Avenida Capitão Mor Gouveia, na Zona Oeste. Também estão programadas a construção de um complexo viário em frente à Urbana e a reestruturação geométrica da Avenida Capitão Mor Gouveia, com a construção de pontilhão elevado e túnel para facilitar a acessibilidade.