Na próxima segunda-feira (23), um diálogo entre o poder público e todos os artistas e interessados em arte promete resultar em novas idéias para as artes visuais em Natal. A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), promove na próxima segunda-feira a partir das 10h, no Auditório da Funcarte, o “Conversa com Artistas”.

A iniciativa pretende discutir os novos projetos relacionados às artes visuais propostos pelo inédito Plano Municipal de Gestão Cultural. Todos, sem distinção, podem participar do evento. O presidente da Capitania das Artes, César Revorêdo, e a coordenadora do Núcleo de Artes Visuais, Sânzia Pinheiro, receberão os interessados para explicar quais as melhorias a ser implantadas com o novo Plano, além de escutar as opiniões dos que se preocupam com os rumos da arte na cidade e dos que a fazem.

Novas idéias para as artes visuais

Com o intuito de capacitar artistas e divulgar as artes visuais, o Plano Municipal de Gestão Cultural formulado pela Funcarte traz uma série de novas idéias. Mas, de acordo com Sânzia Pinheiro, os projetos podem ser modificados e novos podem ser inclusos ao Plano, a partir desse diálogo com os artistas. Em sintonia com esse conceito, uma das propostas do Plano é a realização de diálogos quinzenais com artistas locais ou que estão expondo na Galeria da Capitania.

Outra proposta leva as mostras artísticas além das galerias de arte, com a organização de exposições em espaços como os shoppings, a Praça das Flores, o Mercado de Petrópolis, o Beco da Lama (Beco das Cores) e os transportes urbanos. Embora se pretenda desconcentrar as exposições, a Galeria da Funcarte também receberá atenção, ganhará reformas e exposições movimentadas por palestras e ações educativas.

Projetos já existentes serão reformulados, como o Salão da Cidade do Natal, proporcionando maior visibilidade ao evento e transformando-o em um misto de arte e reflexão sobre a produção das artes visuais. O 8 de maio, Dia Nacional das Artes Visuais, também será repaginado e transformado em uma semana de interações artísticas, por meio de oficinas e intervenções por toda a cidade.

A capacitação do artista, através de programas de residência no exterior, oficinas e reformulação dos cursos de arte do Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI), também faz parte do Plano. Uma atenção especial será dada à comercialização de obras de arte, pouco praticada pelos natalenses e turistas pela falta de contato com as mostras artísticas. Além disso, serão propostas as criações do Museu de Arte Contemporânea e do Fundo para Desenvolvimento das Artes Visuais.