Os jovens beneficiados pelo ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) estão passando por uma capacitação para atuarem nas comunidades como agentes de prevenção às drogas. A capacitação está sendo realizada pela Semtas, por meio do único Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DEPAD) do Nordeste. “Estamos beneficiando 120 adolescentes para atuarem no Projeto Prevenção é com a Gente. Até quarta-feira (17) os jovens irão aprender mais sobre 'Prevenção e Atitudes'. A capacitação segue até o dia 27 de agosto no Auditório da CAERN, na Avenida Hermes da Fonseca, 1555”, declara Edineusa Paiva, diretora do DEPAD.
Nesta fase do projeto, os jovens estão recebendo informações mais específicas sobre Drogas Ilícitas, Drogas Lícitas; Dependência e Tratamento; Prevenção e Atitudes; e Direitos das Crianças e Adolescentes. Entre os palestrantes estão Dr. José Dantas, juiz da Vara da Infância e Juventude; professor João Maria, da Secretaria Estadual de Educação; profissionais da equipe do DEPAD e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
“O Projeto Prevenção é com a Gente tem como objetivo principal envolver adolescentes e jovens no enfrentamento ao uso de crack e outras drogas”, declara a diretora do DEPAD. Dentre as ações do Projeto estão a capacitação de jovens para se tornarem Agentes Multiplicadores da Prevenção às Drogas; a realização de encontros; festivais e ações diversas nas comunidades para a sensibilização dos jovens e das famílias para o enfrentamento deste problema social.
Saiba mais sobre o Projeto:
O “Projeto Prevenção é com a Gente” foi lançado no último dia 14 de junho, no Auditório da FIERN. “O nosso grande objetivo é promover a participação dos adolescentes no enfrentamento ao uso de drogas. Queremos construir uma Rede Municipal de Participação Infanto-Juvenil, conforme prevê a Convenção Internacional sobre os Direitos da Infância e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma a diretora do DEPAD.
Após o lançamento do Projeto, houve a fase de “Recrutamento e Seleção” dos adolescentes e facilitadores que integram as atividades. Cerca de 120 adolescentes do ProJovem Adolescente estão sendo capacitados e depois irão executar ações em suas próprias comunidades, sendo acompanhados em todos os períodos por técnicos da Semtas. “Essa ação nas comunidades é de extrema importância não só para os jovens envolvidos, mas também para toda população que terá a chance de participar desse momento transformador, onde eles dizem não as drogas e sim a vida.”, afirma Edineusa Paiva.
Ainda no combate às drogas, no mês de outubro, o DEPAD realizará o I Fórum Municipal de Participação Infanto-Juvenil no Enfrentamento ao Crack e outras drogas, evento que dará início à execução do Plano de Ações Comunitárias de Participação Infanto-juvenil. O Plano será construído junto com os jovens, baseado nas realidades vivenciadas até então. O II Fórum Municipal está previsto também para 2012, onde será realizada a apresentação dos resultados obtidos com a execução do Plano de Ações Comunitárias.
Confira a programação:
- 15 e 17/08 (8h30 às 11h30 e 14h às 17h)
– Prevenção e Atitudes – PROERD
- 19/08 (8h30 às 11h30 e 14h às 17h)
– Direitos das Crianças e Adolescentes – Dr. José Dantas
- 27/08 (14h às 17h)
– Encerramento – Equipe do DEPAD.