Em dois anos e meio de atividade, a Escola Municipal de Gestão Pública da Prefeitura Municipal do Natal (Egesp) já atendeu exatamente 4.052 servidores da capital com cursos de qualificação e capacitação, ou possibilitando a participação em eventos. A escola foi criada oficialmente pelo Decreto nº 8.630 de 2 de janeiro de 2009 com a finalidade de valorizar, profissionalizar e formar funcionários públicos municipais, e é vinculada à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização de Processos (Segelm).
No primeiro ano de funcionamento 1.404 servidores foram beneficiados pela Egesp. Em 2010 esse número chegou a 1.700 e de janeiro a julho desse ano, 948 pessoas já foram atendidas. “Isso é reflexo da política de valorização do servidor implantada pela prefeita Micarla de Souza e também do trabalho sério que desenvolvemos aqui na secretaria para que a escola tenha as melhores condições possíveis de atender nosso público alvo, que é o nosso funcionalismo público”, ressalta Vagner Araújo, titular da Segelm.
A Egesp atua em duas vertentes. O Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (Sedes) é responsável pelas ações com vistas ao desenvolvimento humano dos servidores públicos mediante cursos de capacitação e de atualização. Já o Setor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) realiza ações objetivando a integração do servidor-trabalho-organização, por meio da promoção do bem-estar dos servidores no ambiente de trabalho.
Logo quando foi criada, ainda como um setor da Segelm, a Egesp contava apenas com uma chefe que realizava ações de pesquisa junto a instituições de ensino universitário com o intuito de celebrar convênios para graduação e pós graduação aos servidores municipais. Em 2010 houve uma reforma administrativa e o setor passou por uma reestruturação tendo a equipe ampliada. Hoje, a Egesp dispõe de oito profissionais trabalhando especificamente voltados às atividades da instituição.
Entre os principais cursos oferecidos pela escola podem ser citados: cerimonial e protocolo; execução da despesa pública; controle interno; atividades das rotinas administrativas; relação interpessoal; ética e cidadania; qualidade no atendimento; protocolo virtual; noções de administração pública e procedimentos; redação oficial; curso básico de primeiro socorros para leigos; informática básica; curso de multiplicadores; e técnicas de arquivo.