Será apresentado nesta terça-feira, 23 de junho, o projeto do Complexo Arena das Dunas João Machado ao Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (CONPLAM). A apresentação terá início às 8 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (CREA-RN) e tem por objetivo tornar público à sociedade natalense, o projeto para a Copa de 2014.

Os coautores do projeto, os arquitetos Aníbal Coutinho e Felipe Bezerra, farão uma exposição sobre a Arena das Dunas aos membros do Conselho e da sociedade em geral que comparecerem a reunião.

O evento deverá contar também com a presença dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Obras e Viação, Trânsito e Transporte, Turismo municipal e estadual e Procuradoria Geral do Município.

Além de Natal, as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) também deverão sediar jogos da Copa.

Esta é a primeira vez que a capital potiguar receberá jogos da Copa do Mundo. Em 1950, todas as partidas do Mundial, que ocorreu no Brasil, foram realizadas em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Projeto

O Arena das Dunas é um projeto do escritório inglês HOK SVE, um dos maiores do mundo na construção de arenas esportivas, tais como os estádios de Wembley, na Inglaterra, e Emirates Stadium, nos Emirados Árabes.

Será construída no bairro de Lagoa Nova, uma moderna estrutura, que contará com um estádio com capacidade para 45 mil pessoas, além de uma área de entretenimento, centros administrativos estadual e municipal, shopping center, auditório, teatro, sistema viário imediato e centro de convenções.

O estádio que deverá ter um aporte financeiro de aproximadamente 300 milhões de reais deve ficar pronto até o final de 2012. Para que no ano seguinte, a cidade possa sediar a Copa das Confederações, evento que precede o Mundial de Futebol em 2014.