Proprietários das cinco maiores operadoras de turismo que atuam em Portugal e 100 agentes de viagem lusitanos participaram, na noite desta segunda-feira, do “Workshop de Turismo da Cidade do Natal”, apresentado pela prefeita Micarla de Sousa, no salão de eventos do Hotel Altis, em Lisboa. Secretários de Turismo do Estado (SETUR), Fernando Fernandes, de Turismo de Natal (SECTUR), Francisco Soares Júnior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, e experientes empresários do segmento turístico norte-rio-grandense, entre eles Haroldo Azevedo e Arnaldo Gaspar, afirmaram ser a primeira vez que presenciaram um evento de tamanha importância reunindo esta quantidade de operadores estrangeiros no seu país de origem. “Este evento simboliza uma mudança de rumo no tratamento destinado ao turismo de Natal”, classificou o presidente da ABIH.

O que chamou mais atenção do público português foi o formato da palestra ministrada pela prefeita Micarla de Sousa, que misturou uma apresentação de imagens com informações econômicas e explicações sobre as principais atrações turísticas da capital. O secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes, que participou do evento representando o Governo do Estado, avaliou a realização da Prefeitura como muito positiva e reconheceu que há muitos anos o município não lançava mão de uma estratégia tão eficiente e direcionada para desenvolver o turismo da capital. “Faltava esta visão na Prefeitura de Natal. Nunca tivemos apoio do município. Agora temos um apoio profissional, num evento que promoveu rodadas de negócios, visitas técnicas, que potencializou investimentos. Há uma crise econômica e temos dificuldades. Mas temos facilidades também e é isso que viemos aqui mostrar. O Governo será parceiro da Prefeitura hoje e nos próximos eventos”, disse Fernando.
O presidente da ABIH, Enrico Fermi, disse acreditar que os efeitos da realização do Workshop para agentes de viagem em Portugal deverão ser sentidos de imediato junto aos aparelhos turísticos natalenses. “O trabalho já está repercutindo. Isso vai gerar, sem dúvidas, um incremento no nosso fluxo turístico. Na nossa economia. Este evento em Lisboa sinaliza uma mudança de comportamento de gestão. Saímos do ostracismo e passamos a tratar o turismo de forma profissional e séria”, destacou Fermi. O empresário Arnaldo Gaspar, do Ocean Palace, declarou que, em muitos anos de experiência vivenciada no turismo, nunca presenciou um destino sendo vendido de forma tão direta e intimista, fora de Natal. Haroldo Azevedo, empresário natalense proprietário do Novotel, reforçou esta mesma impressão, ao final do evento: “Turismo se trabalha desta maneira. Sentiremos os resultados brevemente”, opinou.


“O turismo de Natal será tratado como política de Estado”, declarou Micarla

A prefeita Micarla de Sousa pontuou uma apresentação aos agentes de viagem focando os principais atrativos turísticos da capital, vendendo a imagem individual de monumentos, de projetos de infra-estrutura e das belezas naturais. “O nosso Aeroporto Internacional de São Gonçalo é uma realidade. Será a porta de entrada para a América Latina. Estamos trabalhando para viabilizar a construção da Marina de Natal, que será uma das mais modernas do Brasil”, informou a prefeita, fazendo a propaganda de pontos turísticos como Ponta Negra, “a nossa menina dos olhos”, os espetáculos promovidos durante o período natalino, a Fortaleza dos Reis Magos, entre outros.
Os preparativos para que Natal esteja preparada para sediar a Copa do Mundo de 2014 também foram detalhados pela chefe do executivo municipal, que apresentou a maquete do projeto da Arena e do Estádio das Dunas e detalhou o modelo de Sociedade de Propósito Específico (SPE) que está sendo criada através da parceria entre Prefeitura de Natal e Governo do Estado. “Hoje temos cerca de 150 mil natalenses que vivem direta ou indiretamente da atividade turística. Este número tende a aumentar. Estamos também focando nas pessoas. Vamos criar escolas municipais de língua estrangeira. Estamos sempre investindo em campanhas para que os natalenses se conscientizem da importância de tratar bem o turista. Aliás, isso já uma característica peculiar do nosso povo, que sabe receber muito bem os visitantes”, afirmou Micarla de Sousa.

Sobre estratégia administrativa, a prefeita de Natal lembrou aos portugueses que a Prefeitura investiu na contratação do consultor Paulo Gaudenzi, ex-presidente da Bahia Tursa, para coordenar a confecção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo para Natal, pensado para os próximos vinte anos. “O turismo não pode ser tratado como política de Governo. O turismo precisa ser encarado como política de Estado. O turismo tem que ser bom agora e tem que ser muito melhor para as próximas gerações”, concluiu a prefeita, agradecendo e solicitando apoio aos agentes lusitanos.

Artur Abreu: Natal está agregando valor ao destino

A repercussão da ação da Prefeitura de Natal foi muito positiva junto aos agentes de viagem e proprietários de operadoras européias. Três importantes empresários manifestaram depoimentos animadores sobre as perspectivas que se abrem após a realização do Workshop desta segunda-feira, que faz parte da programação da Semana de Natal em Lisboa, realizada através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Natal e a Câmara Municipal de Lisboa. Estes três empresários, Artur Abreu (proprietário administrador da Abreu, maior operadora de Portugal e segunda maior da Europa), Pedro Costa Ferreira (Diretor da Mundo Vip) e Eduardo Pinto Lopes (da Terra Brasil), participaram do jantar oferecido pela Prefeitura de Natal aos agentes de viagem.

“Saio deste evento com um conceito muito superior sobre Natal. Gostei da apresentação feita pela senhora prefeita, principalmente pelo fato de Natal estar vendendo muito além dos atrativos naturais e turísticos. Sentimos que há uma valorização das pessoas que visitam Natal. Trata-se de um conceito moderno de venda turística. Isso é muito positivo e terá continuidade”, declarou Pedro Ferreira. Artur Abreu também mostrou-se surpreso e otimista em relação as vendas futuras para o destino natalense. “Sem dúvida alguma sentiremos os resultados. Natal está agregando valor ao seu destino. Esta apresentação corpo a corpo, feita pelo administrador da cidade, é uma satisfação importante. Os que aqui estavam deverão reconhecer e retribuir”, concluiu.