Cerca de vinte alunos do 5º e do 6º ano da Escola Municipal Luis Maranhão Filho, situada na Avenida Solange Nunes do Nascimento, SN, Cidade Nova, participaram nesta manhã (30), de uma apresentação de fotos com as atividades desenvolvidas durante todo o ano de 2011 pelo projeto Vigilante Mirim, da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o chefe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde da VISA, Carlos Magno de Oliveira, o evento veio fazer alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária e também encerrar o calendário de atividades do projeto Vigilante Mirim 2011 na escola.

“Estamos realizando uma amostra fotográfica com os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano, pelos alunos da escola que participam do projeto Vigilante Mirim. No decorrer do ano, realizamos diversas atividades dentro e fora da escola com esses alunos, como passeio de barco pelo rio Potengi, levando conhecimentos sanitários e ambientais aos alunos da rede municipal, para que esses se tornem multiplicadores desses conhecimentos à família e aos seus amigos”, destacou Carlos Magno.

Ainda de acordo com Carlos Magno, foram realizadas atividades sobre a semana do alimento, ensinando aos alunos os cinco passos para uma alimentação saudável, treinamento com os professores pelos técnicos da Vigilância Sanitária, mapeamento e diagnóstico dos problemas ambientais do bairro, atividades para combater e controlar a dengue, entre outras.

Para o auxiliar técnico responsável pelos alunos, Elder Carlos, as atividades desenvolvidas pelo projeto ensinam os alunos sobre a importância que se deve ter com questões da dia a dia, como lavar bem as mãos ou mesmo cuidar e preservar o meio ambiente.

“Começamos a participar do projeto desde o início do ano. É muito importante, pois levam as crianças a despertarem para a consciência com questões da vivência diária deles, na escola, com os amigos ou mesmo na família, tornando assim multiplicadores de conhecimento”, disse Elder Carlos.

O aluno do 6° ano, Mateus Berto (12), participante do Vigilante Mirim, comenta sobre o que aprendeu durante o ano. “Gostei muito do passeio que fizemos pelo rio Potengi. Lá aprendemos sobre muitas coisas, como cuidar e preservar o meio ambiente, não jogando lixo no rio e nas ruas. Aprendi também como combater a dengue, não deixando água parada nos pneus”, comentou o estudante.

Na ocasião, foi entregue um CD para a escola com as atividades do projeto Vigilante Mirim feitas com os alunos. Também foram entregues folhetos sobre vários assuntos relacionados à Vigilância Sanitária. A classe cantou a música feita para combater a dengue, “Unidos Contra a Dengue”, feita pelo projeto.

O Projeto Vigilante Mirim, desenvolvido pelo Setor da VISA na SMS em parceria com a SME, realiza atividades com alunos de escolas municipais como agentes multiplicadores das ações de Vigilância Sanitária de Natal.

O projeto encerrou suas atividades hoje na Escola Municipal Luis Maranhão Filho, retornando em fevereiro de 2012.