O Programa Municipal DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretária Estadual de Saúde (Sesap), estará realizando uma caminha, que faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado nesta quinta-feira (01).

A caminhada sairá às 15 horas, com concentração na Praça Pedro Velho, seguindo até o SESC do Centro da Cidade, onde haverá a I Mostra Positiva, uma exposição de material gráfico e filmes.

Segundo o coordenador do Programa Municipal DST/AIDS, Wilson Dantas o evento tem como objetivo alertar à população sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, e das doenças sexualmente transmissíveis na população, além de estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro”, destacou Wilson Dantas.

Na ocasião serão distribuídos folhetos com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos.

A DOENÇA

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi instituído em 1987, pela Organização Mundial de Saúde. O vírus da AIDS é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno, das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.

Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Portanto é muito importante que se faça o teste o mais rápido possível.